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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Castro, Flávia Lages de | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Janaina Damaceno | - |
Autor(es): dc.contributor | Campos, Cristiane Cardoso | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Julia Barros de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:24:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:24:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32659 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749558 | - |
Descrição: dc.description | Esse estudo possui como finalidade descrever sobre o ingresso de negros nos cursos de artes e comunicação do Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS) da Universidade Federal Fluminense. Além disso, enfatiza a ampliação da negritude que ocupa espaços negados historicamente, visto de um olhar estrutural. Para tanto, apresenta o histórico de negação, desde o Ensino Fundamental à Graduação. Onde diversos alunos já tiveram que desfazer de suas raízes para preencher lugares ocupados majoritariamente pela branquitude e ao mesmo tempo tentando fortalecer o sentimento de pertencimento daquele que convive em sociedade, querendo ser aceito de modo como é; e nem sempre precisando ser identificado como um indivíduo estereotipado. Ressalta-se que o negro será identificado como o protagonista principal do estudo, além de outras questões que mostram como o espaço do IACS se tornou multiculturalista e o que tem sido feito para que os negros possam ser cada vez mais aceitos em ambientes nos quais não eram bem-vindos até determinados tempos atrás. Ao concluir o trabalho foi possível verificar que ingresso dos negros nos cursos de artes e comunicação do IACS, trouxe benefícios para que esses indivíduos possam ter seu espaço nas instituições de ensino, o que lhes proporciona maior conhecimento e informação no processo de ensino e aprendizagem nos cursos de Graduação e Pós-Graduação, especialmente, no Brasil. | - |
Descrição: dc.description | This study aims to describe the entry of black people into arts and communication courses at the Institute of Arts and Social Communication (IACS). In addition, it emphasizes the expansion of blackness that occupies historically denied spaces, seen from a structural perspective. To do so, it presents the history of denial, from Elementary School to Graduation. Where several students have already had to give up their roots to fill places occupied mostly by whiteness and at the same time trying to strengthen the feeling of belonging of those who live in society, wanting to be accepted the way they are; and not always needing to be identified as a stereotypical individual. It should be noted that the black person will be identified as the main protagonist of the study, in addition to other issues that show how the space of the IACS has become multiculturalist and what has been done so that black people can be increasingly accepted in environments where they do not were welcome until certain times ago. Upon completion of the work, it was possible to verify that the entry of black people into the arts and communication courses at the IACS, brought benefits so that these individuals can have their space in educational institutions, which provides them with greater knowledge and information in the teaching and learning process in the undergraduate and graduate courses, especially in Brazil. Keywords: | - |
Descrição: dc.description | 79 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cursos de Artes e Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Graduação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento racial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Branquitude | - |
Palavras-chave: dc.subject | Silenciamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Blacks | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arts and Communication Courses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elementary school | - |
Palavras-chave: dc.subject | Graduation | - |
Título: dc.title | Pretos do IACS/UFF: pertencimentos, lutas, identidades e especificidades | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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