Educação ambiental e "novos mundos": pensando com o filme Princesa Mononoke

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSampaio, Shaula Maíra Vicentini de-
Autor(es): dc.creatorCristino, Isabela Aguiar de Sousa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:24:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:24:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29515-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749555-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo teve como objetivo analisar a o filme de animação Princesa Mononoke em diálogo com as educações ambientais, os estudos culturais e estudos sobre o Antropoceno, para pensar em significados poderiam ser produzidos a partir de narrativas deste dispositivo fílmico. Nesse estudo, menciono a Educação Ambiental no plural pois se trata de uma área de estudo que produz múltiplos significados e discursos. Da mesma forma, penso que o filme é igualmente potente na construção dessas narrativas, que constituem os “novos mundos”. A partir de algumas concepções teóricas dos estudos culturais, o trabalho identifica o valor da cultura de mídias na construção dos indivíduos sobre meio ambiente e humanidade. Além disso, destaca a relevância das mídias na produção de narrativas nas Educações Ambientais, Antropoceno e nos Fins de mundo. O estudo se trata de uma análise com base em referenciais teóricos, para identificar possíveis narrativas sobre novas formas de ser/existir, para além daquelas de fim de mundo reproduzidas na mídia. Para as análises, quatro tópicos foram levantados: os diferentes tipos de humanos e seus conflitos, noções de um mundo (in)comum, a natureza “animada” e mágica, e as mulheres em diferentes posições de destaque. O primeiro, como o título sugere, foca na narrativa e perspectivas do mundo humanos. O segundo, dialoga diretamente com o Antropoceno e questões do filme que ajudam a pensar sobre a época e os possíveis novos mundos inspirados por essas leituras. O terceiro fala sobre o mundo-mais- que-humano, o mundo fantasioso, que tem os animais como protagonistas. Por fim, há reflexões sobre as mulheres que aparecem ao longo da narrativa fílmica, ocupando, de diferentes formas, papeis de destaque.-
Descrição: dc.descriptionThis study aimed to analyze the animated film Princess Mononoke in dialogue with environmental education, cultural studies and studies on the Anthropocene, to think about meanings that could be produced from the narratives of this film device. In this study, I mention Environmental Education in the plural because it is an area of study that produces multiple meanings and discourses. In the same way, I think that the film is equally powerful in the construction of these narratives, which constitute the “new worlds”. Based on some theoretical conceptions of cultural studies, the work identifies the value of media culture in the construction of individuals on the environment and humanity. In addition, it highlights the relevance of the media in the production of narratives in Environmental Educations, Anthropocene and End of the World. The study is an analysis based on theoretical references, to identify possible narratives about new ways of being, in addition to those of the end of the world reproduced in the media. For the analysis, four topics were raised: the different types of humans and their conflicts, notions of a (un) common world, the "animated" and magical nature, and women in different prominent positions. The first, asthe title suggests, focuses on the narrative and perspectives of the human world. The second, dialogues directly with the Anthropocene and questions of the film that help to think about the time and the possible new worlds inspired by these readings. The third one talks about the more-than-human world, the fantasy world, which has animals as protagonists. Finally, there are reflections on women who appear throughout the film narrative, occupying, in different ways, prominent roles.-
Descrição: dc.description98 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAntropoceno-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectEstudos culturais em educação-
Palavras-chave: dc.subjectPrincesa Mononoke-
Palavras-chave: dc.subjectEfeito estufa (Atmosfera)-
Palavras-chave: dc.subjectMídia-
Palavras-chave: dc.subjectBiodiversidade-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos naturais-
Palavras-chave: dc.subjectMulher-
Palavras-chave: dc.subjectHumanidades-
Palavras-chave: dc.subjectAnthropocene-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectCultural studies in education-
Palavras-chave: dc.subjectPrincess Mononoke-
Título: dc.titleEducação ambiental e "novos mundos": pensando com o filme Princesa Mononoke-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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