Natureza da Ciência (NDC): uma revisão dos artigos sobre o tema na pesquisa em ensino de Biologia no Brasil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Edson Pereira-
Autor(es): dc.contributorSpiegel, Carolina Nascimento-
Autor(es): dc.contributorDuarte, Michelle Rezende-
Autor(es): dc.creatorMattos, Mariana Silva de Mello-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:24:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:24:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-14-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31928-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749549-
Descrição: dc.descriptionNatureza da Ciência-NdC é um tema antigo na pesquisa em ensino, um dos objetivos chave do currículo de ciências, além de ser parte fundamental da alfabetização científica. Apesar do número de publicações acerca da NdC estar aumentando conforme os anos passam, a literatura em ensino de ciência têm apontado a área de Biologia como aquela com a menor produção e seus materiais didáticos apontados como indicando uma visão distorcida da NdC. Neste trabalho, as bases de dados Scielo e Google Scholar foram usadas para uma revisão da literatura. Apenas os trabalhos publicados em periódicos e referentes a experiências brasileiras ligadas ao Ensino de Biologia foram considerados. Os dados foram analisados utilizando-se o software Microsoft Excel e Gephi e todos os textos passaram por uma Análise de Conteúdo de Bardin. Foram obtidos 53 títulos, divididos entre 33 periódicos, 46 instituições de pesquisa de 17 diferentes estados brasileiros e dois grandes grupos de categorias totalizando nove subcategorias. O levantamento indicou uma produção com tendência de crescimento e concentrada no eixo sul-sudeste, abordando principalmente as concepções de alunos. O uso da História e Filosofia da Ciência no ensino foi apontado como uma forma eficiente de melhorar as concepções da NdC dos alunos, sendo também recomendado o uso de filmes nas abordagens didáticas. O espaço para exploração de novas metodologias de pesquisa das concepções de ciência e desenvolvimento de materiais didáticos parece ser um campo fértil para estudos na área de NdC voltados para o ensino de biologia.-
Descrição: dc.descriptionNature of Science-NoS is an age-old topic in teaching research, one of the key goals of the science curriculum, as well as being a fundamental part of scientific literacy. Despite the number of publications about the NoS is increasing as the years go by, the literature on science teaching has pointed the area of Biology as the one with the lowest production and its teaching materials pointed out as indicating a distorted view of the NoS. In this work, the Scielo and Google Scholar databases were used for a literature review. Only works published in journals and referring to Brazilian experiences related to Biology Teaching were considered. Data was analyzed using Microsoft Excel and Gephi software and all texts went under a Bardin's Content Analysis. 53 titles were obtained, divided among 33 journals, 46 researching institutions from 17 different Brazilian states and two large groups of categories totaling nine subcategories. The survey indicated a production with a growth trend and concentrated in the South- Southeast Brazilian geographic regions axis, mainly approaching the students' conceptions. The use of History and Philosophy of Science in teaching was pointed out as an efficient way to improve students' conceptions of NoS, and the use of films in didactic approaches is also recommended. The space for exploring new research methodologies for science concepts and the development of teaching materials seems to be a fertile field for studies in the area of NdoS aimed at teaching biology.-
Descrição: dc.description46 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectConcepções de ciência-
Palavras-chave: dc.subjectEpistemologia-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da ciência-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa em ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de biologia-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo escolar-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia da ciência-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia-
Palavras-chave: dc.subjectRevisão bibliográfica-
Palavras-chave: dc.subjectConceptions of science-
Palavras-chave: dc.subjectEpistemology-
Palavras-chave: dc.subjectHistory of science-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching research-
Título: dc.titleNatureza da Ciência (NDC): uma revisão dos artigos sobre o tema na pesquisa em ensino de Biologia no Brasil-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.