MODELO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA PARA UTILIZAÇÃO DENTRO DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO OPERACIONAL DA CORPORAÇÃO - O CASO UNISUAM

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAbreu, Jorge Arantes Pinto de-
Autor(es): dc.contributorCPF:09090988722-
Autor(es): dc.contributorCosta, Stella Regina Reis da-
Autor(es): dc.contributorCPF:71231412704-
Autor(es): dc.creatorCordeiro, Almir Leite-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:24:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:24:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-10-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-07-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18121-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749539-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation had as objective of study how the private higher school institution clients sense the quality from services provider for three courses of graduation, in the way of contemplate the suit of validation from offer of courses, when from assessment internal institutional. The new offers of market allow the institutions picked to meet only one new identity wherefore may be continue taking part of this competitive market, through a continual analysis from the offer courses. Appears then, the necessity from utilization a model of internal assessment from the Quality Indicators used actually. The survey, starting initially by the SERVQUAL model, proposed to identify the template of best-suited for assessment from quality from the products offer, taking a look above the expectancy and the perception displayed by the clients (students), in relation to the model adopting. The Factorial Analysis showed that the SERVQUAL was not the template best-suited and the Discriminatory Analysis has indicated for real, the principal variables to be managed inside of the specific model from the different courses.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal Fluminense-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação teve como objetivo estudar como os clientes de uma instituição privada de ensino superior percebem a qualidade dos serviços prestados por três cursos de graduação, de forma que contemple o processo de validação da oferta de cursos, quando da avaliação interna institucional. As novas ofertas de mercado possibilitam que as instituições busquem encontrar uma nova identidade para que possam continuar participando desse mercado competitivo, através de uma contínua análise dos cursos oferecidos. Surge então, a necessidade da utilização de um modelo de avaliação interna dos Indicadores de Qualidade usados atualmente. A pesquisa, partindo inicialmente do modelo SERVQUAL, se propôs a identificar o modelo mais adequado para a avaliação da qualidade dos produtos ofertados, buscando um olhar sobre a expectativa e a percepção manifestadas pelos clientes (alunos), em relação ao modelo adotado. A Análise Fatorial mostrou que o SERVQUAL não foi o modelo mais adequado e a Análise Discriminante indicou na realidade, as variáveis principais a serem gerenciadas dentro do modelo específico dos diferentes cursos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectnova identidade-
Palavras-chave: dc.subjectmercado competitivo-
Palavras-chave: dc.subjectindicadores de qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectvalidação-
Palavras-chave: dc.subjectSERVQUAL-
Palavras-chave: dc.subjectnew identity-
Palavras-chave: dc.subjectcompetitive market-
Palavras-chave: dc.subjectquality indicators-
Palavras-chave: dc.subjectvalidation-
Palavras-chave: dc.subjectSERVQUAL-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleMODELO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA PARA UTILIZAÇÃO DENTRO DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO OPERACIONAL DA CORPORAÇÃO - O CASO UNISUAM-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.