Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Júdice, Norimar Pasini Mesquita | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:56398695622 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799930E0 | - |
Autor(es): dc.contributor | Trouche, Lygia Maria Gonçalves | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:34598657922 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758837P9 | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Patrícia Maria Campos de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:45809731122 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2244258038317959 | - |
Autor(es): dc.contributor | Rebelo, Ida Maria da Mota | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:49678000822 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3290917146747152 | - |
Autor(es): dc.contributor | Vidal, Rejane Teixeira | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:10980750022 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788378Z4 | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Paula Garcia Solano | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:24:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:24:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-07-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-03-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17952 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749503 | - |
Descrição: dc.description | In this study we will focus on the acquisition of Portuguese as a Foreign Language by secondary students during their exchange experience in Brazil. Based on the information given by them in questionnaires and on the texts in Portuguese written in the last month of their stay in Brazil, we will assess the impact of two original pedagogical instruments (Language Camp and Português por Carta) created by the exchange organization Youth For Understanding on the communicative competence of their students. In order to do so, we will compare the written production of three different student groups, divided according to the exchange organization they belong to and to the type of formal aid they had while learning Portuguese. Our analysis of the communicative competence of these students will be conducted in two levels: a) the sentence level, in which we will examine the cases of inappropriateness and error in the use of the language code; b) the textual level, in which we will consider the appropriateness of the texts in relation to the tasks proposed, as well as the cohesion and coherence of the texts. | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho abordaremos o aprendizado de Português como Língua Estrangeira (PLE) por parte de estudantes secundaristas em intercâmbio no Brasil. Com base em respostas a um questionário e em textos escritos no final de sua estada no país, investigaremos os impactos de dois recursos pedagógicos originais (Language Camp e Português por Carta) criados pela organização de intercâmbio Youth For Understanding na competência comunicativa de seus alunos. Para isso, analisaremos comparativamente as produções escritas de três grupos de estudantes, divididos de acordo com as organizações de intercâmbio a que pertencem e ao tipo de auxílio formal que tiveram durante o aprendizado de PLE. Com o objetivo de avaliar o impacto dos recursos pedagógicos em questão na competência comunicativa em PLE desses adolescentes, nossa análise se dará no nível da frase, no qual examinaremos a ocorrência de inadequações e erros no uso do código lingüístico, e no nível textual, no qual analisaremos a adequação dos textos em relação às propostas de tarefas, bem como sua coesão e coerência. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | letras | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingüística aplicada ao ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem de língua estrangeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Falante estrangeiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aquisição da segunda linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conversação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intercâmbio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Português | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua estrangeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competência comunicativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese as a foreign language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exchange programs | - |
Palavras-chave: dc.subject | Communicative competence | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | Português língua estrangeira : como aprendem estudantes secundaristas em intercâmbio no Brasil ? | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: