Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vereza, Solange | - |
Autor(es): dc.contributor | Vereza, Solange | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Sérgio Nascimento de | - |
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Patricia Ferreira Neves | - |
Autor(es): dc.creator | Martinho, Leonardo Nazar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:24:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:24:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9717 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749498 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação tem como objetivo verificar a motivação experiencial da linguagem metafórica em perspectiva diacrônica. Mais especificamente, procuramos identificar como condições sócio-histórico-culturais específicas podem afetar os modos de atualização de uma metáfora. Para esse fim, fundamentamos este trabalho na Teoria da Metáfora Conceptual, que apresenta as expressões metafóricas encontradas na linguagem como resultado de um mapeamento, no nível conceptual, entre domínios de conhecimento. Com isso em mente, delimitamos nossa investigação a evidências da METÁFORA DA CONTABILIDADE MORAL em textos medievais ingleses de instrução religiosa. Marcas linguísticas dessa metáfora na Alta e na Baixa Idade Média foram extraídas e os aspectos da INTERAÇÃO MORAL que expressam foram identificados, tabelados e confrontados. Por fim, buscamos explicações para a manutenção e para a variação dos modos de realização da metáfora tanto no contexto discursivo imediato da produção doutrinaria quanto no contexto histórico mais amplo das práticas comerciais. Constatamos que, ao lado da estabilidade estrutural garantida por um esquema geral de Troca Equivalente, são encontradas marcas do realce de aspectos da INTERAÇÃO MORAL situadas histórica e discursivamente. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | - |
Descrição: dc.description | This dissertation is aimed at verifying the experiential motivation of metaphorical language in diachronic perspective. More specifically, we have tried to identify how specific socio-historical-cultural conditions may affect the actualization of a metaphor. To this end, we have grounded this research on the Conceptual Metaphor Theory, which presents the linguistic metaphors in language as resulting from a conceptual- level mapping between domains of knowledge. With this in mind, we have restricted our investigation to the evidences of the MORAL ACCOUNTING METAPHOR in medieval religious instruction texts in England. Linguistic evidences of this metaphor in the Early and High Middle Ages were extracted and aspects of MORAL INTERACTION they express were identified, tabulated and confronted. Lastly, we have sought explanations for the maintenance and variation in the actualization of the metaphor both in the immediate context of doctrinal production and in broader context of commercial practices. We have found that, side by side with the structural stability provided by a general Equivalent Exchange scheme, there is evidence of the highlighting of aspects of MORAL INTERACTION that are situated historically e discursively. | - |
Descrição: dc.description | 117 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguística cognitiva histórica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metáfora conceptual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivação experiencial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contabilidade moral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inglês medieval | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguística; aspecto histórico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem; aspecto histórico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa; aspecto histórico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Idade Média na literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historical Cognitive Linguistics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conceptual metaphor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experiential motivation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Accounting | - |
Palavras-chave: dc.subject | Medieval English | - |
Título: dc.title | Pagando na mesma moeda : metáfora da contabilidade moral em textos medievais ingleses | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: