Entre k-poppers, solo stans e akgaes: compreendendo o significado de fã e antifã no fandom de K-Pop

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUrbano, Krystal Cortez Luz-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7179527025595994-
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Daniela de Souza Mazur-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2041054194142092-
Autor(es): dc.contributorAraujo, Mayara Soares Lopes Pinto de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5533581683792805-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4565585484496643-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Maria Luísa Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:24:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:24:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33015-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749491-
Descrição: dc.descriptionO K-Pop encontra-se em uma posição notória diante de um processo de transformação na paisagem sonora e imagética da cultura pop e o seu fandom engajado aparece como um dos pontos de atenção da imprensa e da pesquisa acadêmica. Entretanto, as perspectivas de consenso e mobilizações sociais e políticas parecem ser o recorte prioritário para a apresentação deste movimento àqueles que não participam dessas comunidades de fãs. Buscaremos investigar como as categorias de fãs, antifãs e não fãs são ativadas e articuladas dentro das comunidades de fãs de K-Pop, considerando perspectivas de dissenso para a elaboração de identidades coletivas e individuais nestes espaços. Destacamos akgaes e solo stans como figuras que ocupam um entre-lugar a partir dessas categorias, apresentando-se como nomenclaturas centrais em embates intra fandom e na complexificação da análise de culturas de fãs.-
Descrição: dc.descriptionK-Pop finds itself in a notorious position in the face of a process of transformation in the sound and imagery landscape of pop culture, and its engaged fandom appears as one of the points of attention of the press and academic research. However, consensus perspectives and social and political mobilizations seem to be the priority for presenting this movement to those who do not participate in these fan communities. We will seek to investigate how the categories of fans, antifans and non-fans are activated and articulated within K-Pop fan communities, considering perspectives of dissent for the elaboration of collective and individual identities in these spaces. We highlight akgaes and solo stans as figures that occupy an in-between place from these categories, presenting themselves as central nomenclatures in intra fandom clashes and in the complexification of the analysis of fan cultures.-
Descrição: dc.description84 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCultura de fã-
Palavras-chave: dc.subjectFãs-
Palavras-chave: dc.subjectAntifã-
Palavras-chave: dc.subjectK-Pop-
Palavras-chave: dc.subjectOnda coreana-
Palavras-chave: dc.subjectCategorização-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade cultural-
Palavras-chave: dc.subjectFan culture-
Palavras-chave: dc.subjectFan-
Palavras-chave: dc.subjectAntifan-
Palavras-chave: dc.subjectK-Pop-
Palavras-chave: dc.subjectKorean wave-
Palavras-chave: dc.subjectCategorization-
Título: dc.titleEntre k-poppers, solo stans e akgaes: compreendendo o significado de fã e antifã no fandom de K-Pop-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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