Logística do agronegócio: desafios históricos e perspectivas futuras após as recentes mudanças regulatórias

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFarias Filho, José Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorMello, Luiz Carlos Brazil de Brito-
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Marcelo Maciel-
Autor(es): dc.creatorSouza, Pedro Gosling Telles de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:24:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:24:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-05-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26025-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749489-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste estudo foi realizar um diagnóstico técnico sobre o panorama atual e sobre as perspectivas da logística do agronegócio nacional, com o foco nas mudanças regulatórias recém implementadas no país. Para isso, uma pesquisa exploratória foi desenvolvida com vistas a evidenciar a importância do setor para o desenvolvimento econômico do país nas próximas décadas, e como isto está diretamente relacionado ao avanço dos investimentos na infraestrutura logística em eixos estratégicos para o transporte de produtos até os países consumidores. Após essa etapa, de exploração de conceitos chaves, foi desenvolvido o estudo de caso, no qual foram avaliados os principais gargalos encontrados nos portos e nos principais modais de transporte: ferroviário, rodoviário e de cabotagem. Para tornar mais evidente a necessidade de desenvolvimento logístico nacional, foram descritos modelos internacionais de sucesso através da ferramenta benchmarking e foram descritos cenários da aplicação da multimodalide no Brasil como forma de demonstrar o potencial de redução de custo a partir da oferta de infraestrutura adequada. Após o diagnóstico da situação atual, o trabalho discorreu sobre as perspectivas para os próximos anos, comparando o planejamento estatal com os modelos de referência apresentados. Esta avaliação se demonstrou extremamente relevante por conta das recentes alterações no arcabouço regulatório nacional que, potencialmente, poderão contruibuir positivamente para o avanço no desenvolvimento da infraestrutura nacional, desde que importantes lacunas sejam preenchidas pelas agências reguladoras nos próximos decretos/portarias regulamentadores. Concluiu-se que o momento atual pode ser avaliado como um momento de transição crucial para futuro almejado pelo país no tocante ao desenvolvimento da multimodalidade com vistas à redução do custo logístico nacional e, consequentemente, a elevação da competitividade do produto brasileiro nos mercados internacionais. Há, no entanto, a necessidade de que os projetos apresentados não percam força no término de suas legislações e consigam ser implementados de forma ampla por todo território nacional.-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this study was to make a technical diagnosis about the current situation and the logistics perspectives of national agribusiness, focusing on regulatory changes recently implemented in the country. For this, exploitative research was developed with the objective of showing the importance of the sector for the economic development of the country in the coming decades and how this is directly related to the advance of investments in logistics infrastructure in strategic axes for the transport of the product to the consumer countries. After the first stage of exploration of key concepts through exploratory research, the case study begins, in which the main bottlenecks found in ports and in the main transport models are evaluated: rail, road and cabotage. To make more evident the need for national logistics development, international models of success were described through the benchmarking tool and scenarios of the application of multimodality in Brazil were described as a way to demonstrate the potential for cost reduction from the supply of adequate infrastructure. After the diagnosis of the current situation, the workflows on the perspectives for the coming years, comparing the state planning with the reference models presented. This assessment proved extremely relevant due to recent changes in the national regulatory framework that could potentially build positively for the advancement of national infrastructure development, provided that important gaps are filled by regulatory agencies in the next regulatory decrees/ordinances. It is therefore consumable that the current moment can be evaluated as a crucial transition moment for the country's desired future regarding the development of multimodality with a view to reducing the national logistics cost and, consequently, increasing the competitiveness of the Brazilian product in international markets. There is, however, the need for the projects presented not to lose strength at the end of their legislation and to be able to be implemented widely throughout the national territory.-
Descrição: dc.description84 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLogística-
Palavras-chave: dc.subjectAgronegócio-
Palavras-chave: dc.subjectPortos-
Palavras-chave: dc.subjectFerrovias-
Palavras-chave: dc.subjectCabotagem-
Palavras-chave: dc.subjectRodovias-
Palavras-chave: dc.subjectAgroindústria-
Palavras-chave: dc.subjectCadeia de suprimento-
Palavras-chave: dc.subjectRegulamentação-
Palavras-chave: dc.subjectLogistics-
Palavras-chave: dc.subjectSupply Chain-
Palavras-chave: dc.subjectAgribusiness-
Palavras-chave: dc.subjectPorts-
Palavras-chave: dc.subjectRailways-
Palavras-chave: dc.subjectCabotage-
Título: dc.titleLogística do agronegócio: desafios históricos e perspectivas futuras após as recentes mudanças regulatórias-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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