Representatividade e concepções da dança na produção científica da educação física

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCorreia, Adriana Martins-
Autor(es): dc.contributorMoreira, Maria Cristina-
Autor(es): dc.contributorFoganholi, Cláudia-
Autor(es): dc.creatorCabral, Thaís Raíssa Simões-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:24:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:24:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-02-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9041-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749484-
Descrição: dc.descriptionEste estudo de caráter bibliográfico busca averiguar o espaço e o papel da dança/ atividades rítmico expressivas nas publicações da área da educação física desde a década de 1990, a partir de um referencial teórico surgido na época, o Coletivo de Autores (1992). Para tanto foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo em 5 periódicos relacionados à área de Educação Física, a respeito da proporção que atingem as publicações referentes às manifestações da cultura corporal (jogo, esporte, ginástica luta e dança), sendo seguida de uma análise qualitativa mais aprofundada da dança, com especial olhar para os fundamentos didático-metodológicos da mesma no âmbito escolar. Os dados identificados e analisados pela pesquisa foram apresentados em formas de quadros comparativos, os quais confirmaram justamente a predominância do tema que buscávamos investigar, as formas de se ensinar a dança-
Descrição: dc.descriptionThis bibliographic study seeks to ascertain the space and role of dance / rhythmic activities expressive in the publications of the area of Physical Education since the 1990s, based on a theoretical reference that emerged at the time, the Collective of Authors (1992). For that, a quantitative research was carried out in 5 periodicals related to the Physical Education area, regarding the proportion that reaches the publications referring to the manifestations of the corporal culture (game, sport, gymnastics fight and dance), being followed by an analysis Qualitative study of dance, with a special focus on the didactic-methodological foundations of the same in the school context. The data identified and analyzed by the research were presented in forms of comparative tables, which confirmed precisely the predominance of the theme that we sought to investigate, the ways of teaching dance.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física escolar-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades rítmicas e expressivas-
Palavras-chave: dc.subjectDança-
Palavras-chave: dc.subjectFundamentos didáticos-metodológicos-
Palavras-chave: dc.subjectDança-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectSchool physical education-
Palavras-chave: dc.subjectRhythmic and expressive activities-
Palavras-chave: dc.subjectDance-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic-methodological foundations-
Título: dc.titleRepresentatividade e concepções da dança na produção científica da educação física-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.