Alfabetização dos estudantes das classes populares em Angra dos Reis: Contribuições do IEAR/UFF na formação das professoras alfabetizadoras da região Costa Verde

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Rodrigo Torquato da-
Autor(es): dc.contributorBenácchio, Rosilda Nascimento-
Autor(es): dc.contributorCosta, Claudio Fernandes da-
Autor(es): dc.creatorSilva, Ana Paula dos Santos Brum da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:23:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:23:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-26-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-26-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5659-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749468-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa tem como objetivo ressaltar as contribuições do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF), na formação das professoras alfabetizadoras da região Costa Verde, através da análise e estudo dos Trabalhos de Conclusão de Curso das alunas da Pós-Graduação Lato Sensu em Alfabetização dos Estudantes das Classes Populares, realizada no IEAR/UFF. Enfatiza-se a importância da formação continuada, não só em relação à profissão docente como também na vida escolar dos estudantes, que a partir do empenho e da atuação diferenciada das professoras, passam a ter acesso a uma educação diferenciada e de qualidade nas escolas. Sendo assim, destacam-se nesta pesquisa os aspectos positivos que professoras alfabetizadoras críticas, na busca por melhoria na qualidade de ensino, podem trazer para a formação dos alunos das classes populares, assim como, a importância que a universidade pública representa não só na formação de professores e alunos, como da sociedade em geral, na formação de cidadãos críticos e reflexivos-
Descrição: dc.descriptionThe present research aims to highlight the contributions of the Institute of Education of Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense (IEAR / UFF), in the training of literacy teachers in the Costa Verde region, through the analysis and study of the Conclusion Works of the students of the Post-graduate Lato Sensu in Literacy of Students of the Popular Classes, held at IEAR / UFF. Emphasis is given to the importance of continuing education, not only in relation to the teaching profession but also in the students' school life, which, based on the commitment and the differentiated performance of the teachers, have access to a differentiated and quality education in schools. Thus, the research highlights the positive aspects that critical literacy teachers, in their search for improvement in the quality of teaching, can bring to the education of the students of the popular classes, as well as the importance that the public university represents not only in the formation of teachers and students, and of society in general, in the formation of critical and reflective citizens-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherAngra dos Reis-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada-
Palavras-chave: dc.subjectFeminização do magistério-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectClasse popular-
Palavras-chave: dc.subjectEducação popular-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectContinuing education-
Palavras-chave: dc.subjectFeminization of teaching-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy-
Palavras-chave: dc.subjectPopular class-
Palavras-chave: dc.subjectPopular education-
Título: dc.titleAlfabetização dos estudantes das classes populares em Angra dos Reis: Contribuições do IEAR/UFF na formação das professoras alfabetizadoras da região Costa Verde-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.