Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mitrano Neto, Nelson | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:59863257822 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781815Z7 | - |
Autor(es): dc.contributor | Valério, Kátia Modesto | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:83649536522 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763227E7 | - |
Autor(es): dc.contributor | Vereza, Solange Coelho | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:56389756422 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781522P3 | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Marilia dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:94151142722 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9415114271961678 | - |
Autor(es): dc.contributor | Hemais, Barbara Jane Wilcox | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:11890566322 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4559732D1 | - |
Autor(es): dc.creator | Monteiro, Leila Maria Taveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:23:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:23:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-06-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-09-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/19276 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749455 | - |
Descrição: dc.description | The aim of this study is to contribute to the discussion on vocabulary teaching and learning in the classroom of English as a foreign language, with an emphasis on the need for meaning construction to be perceived and realized in chunks of language, rather than in isolated words. The theoretical background of the research is based on studies which focus on lexical acquisition as a crucial aspect in the process of foreign language acquisition. The approach of the study combines the lexical dimension and the multimodal perspective. The latter points to the growing importance of multimedia learning, in a society in which images are more and more predominant. Regarding the objective of the study, we use concepts from the model of Kress and Van Leeuwen, as well as the work of Mayer for theoretical support. Kress and Van Leeuwen call for a new concept of literacy which includes the visual modalities, while Mayer argues that there is an urgent need for the appropriate use of multimediatic resources in the classroom environment. The results produced/yielded by the research intervention suggest that the use of multimedia instruments may contribute to the process of vocabulary acquisition in the foreign language classroom and open space for further studies in the area. | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste estudo é contribuir para a discussão sobre o ensino e o aprendizado de vocabulário em sala de aula de inglês como língua estrangeira. Nesse cenário, destacamos a necessidade de que a construção do significado seja percebida e realizada através de blocos de linguagem e não em palavras isoladas. A pesquisa se ampara em diversas investigações que enfocam a aquisição do léxico como aspecto crucial no processo de aquisição de língua estrangeira. Este trabalho busca conciliar uma abordagem que prioriza a dimensão lexical, com conceitos relativos à multimodalidade que salientam a crescente importância de um aprendizado de multimídia, em uma sociedade que se vale, cada vez mais, da imagem. Para tanto, buscamos o necessário amparo teórico nos pressupostos de Gunther Kress e Theo Van Leeuwen, assim como no trabalho de Richard Mayer. Os primeiros preconizam a necessidade de um novo conceito de letramento que abarque as modalidades visuais de leitura, ao passo que Mayer defende a propriedade da utilização de recursos multimediáticos no ambiente da sala de aula. Os resultados produzidos pela intervenção de pesquisa sugerem que instrumentos multimediáticos podem contribuir para o processo de aquisição de vocabulário na sala de aula de língua estrangeira, assim como, igualmente, abrem caminho para estudos futuros | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | letras | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino da língua inglesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multimídia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semiótica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vocabulário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching of English | - |
Palavras-chave: dc.subject | Media | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semiotics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vocabulary | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | - |
Título: dc.title | Vídeos no ensino e aprendizado de vocabulário em língua inglesa : uma abordagem léxico-visual | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: