Definição de critérios e seleção de produtos para inclusão no modelo de cálculo de demanda prévia para reabastecimento automático em varejista de moda

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Marcelo Maciel-
Autor(es): dc.contributorSilva, Diogo Ferreira de Lima-
Autor(es): dc.contributorRoboredo, Marcos Costa-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Elana Siqueira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:23:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:23:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-28-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27451-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749447-
Descrição: dc.descriptionO comércio varejista de vestuário e acessórios é o ramo com maior número de empresas no Brasil. Diante de um cenário extremamente competitivo, as empresas devem buscar, cada vez mais, o aprimoramento de seus processos internos a fim de maturar sua gestão e se consolidarem no mercado. Nesse contexto, um dos principais problemas enfrentados pelos grandes varejistas consiste no desabastecimento das gôndolas, já que problemas como pedidos de cancelamentos, perdas na confecção de materiais e alguns bloqueios comerciais são comuns, formando assim, os chamados pontos de ruptura. Dessa forma, o presente estudo possui como objetivo propor um método de ordenação dos produtos de uma empresa de moda varejista de acordo com a sua adequação a um modelo de antecipação de demanda para realização de pedidos para a fábrica. A trajetória de desenvolvimento do modelo proposto incluiu uma pesquisa blibiográfica para levantamento de indicações e contextos de utilização de métodos de identificação e classificação de critérios. Além disso, foram realizadas análises de documentação técnica e gerencial disponibilizada pela empresa, entrevistas abertas com colaboradores das áreas envolvidas, mapeamento do fluxo de realização de pedidos. Dessa forma, foram identificados os principais critérios a serem utilizados em decisões de seleção dos produtos que devem fazer parte do modelo baseado no Value Focused Thinking e, por fim, propõe-se um método de ranqueamento dos produtos de acordo com seu grau de importância, definida pelos critérios selecionados, através do PROMETHEE II. Os principais resultados incluem a proposta de ordenação dos produtos e a validação do funcionamento do modelo proposto para adequação dos produtos à ferramenta.-
Descrição: dc.descriptionThe retail trade of clothing and accessories is the branch with the largest number of companies in Brazil. Faced with an extremely competitive scenario, companies must increasingly seek to improve their internal processes in order to mature their management and consolidate themselves in the market. In this context, one of the main problems faced by large retailers is the shortage of shelves, since problems such as request for cancellations, losses in the manufacture of materials and some commercial blockages are common, thus forming the so- called breaking points. Thus, the present study aims to propose a method of ordering the products of a retail fashion company according to their adequacy to a model of anticipation of demand for placing orders with the factory. The trajectory of development of the proposed model included bibliographical search to survey indications and contexts of use identification and classification of criteria methods. In addition, analysis of the technical and managerial documentation made available by the company were carried out, open interviews with employees from the areas involved, mapping of the order fulfillment flow. In this way, the main criteria to be used in product selection decisions that should be part of the model based on Value Focused Thinking were identified, and, finally, a method of ranking products according to their importance, is proposed defined by the selected criteria, through PROMETHEE II. The main results include the proposed ordering of the products and the validation of the proposed model for adapting the products to the tool.-
Descrição: dc.description77 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRuptura-
Palavras-chave: dc.subjectVarejo-
Palavras-chave: dc.subjectTêxtil-
Palavras-chave: dc.subjectCadeia de Suprimentos-
Palavras-chave: dc.subjectVFT-
Palavras-chave: dc.subjectMCDA-
Palavras-chave: dc.subjectPROMETHEE-
Palavras-chave: dc.subjectBreaking points-
Palavras-chave: dc.subjectRetail-
Palavras-chave: dc.subjectTextile-
Palavras-chave: dc.subjectSupply Chain-
Palavras-chave: dc.subjectVFT-
Palavras-chave: dc.subjectMDCA-
Palavras-chave: dc.subjectPROMETHEE-
Título: dc.titleDefinição de critérios e seleção de produtos para inclusão no modelo de cálculo de demanda prévia para reabastecimento automático em varejista de moda-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.