Entre desafios e apoios: caminhos de privados de liberdade do ensino superior

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarrano, Paulo-
Autor(es): dc.contributorBrenner, Ana Karina-
Autor(es): dc.contributorFávero, Osmar-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7853552646037238-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9106017105325057-
Autor(es): dc.creatorLordello, Monique Ayupe Bueno-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:23:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:23:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15317-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749441-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação busca refletir as narrativas de vida de três estudantes privados de liberdade no ensino superior. O objeto de pesquisa centra a análise na compreensão dos instrumentos disponíveis necessários para obter êxito ou fracassar ao longo dessa trajetória. Acredita-se que através de relatos de vida é possível apreender de forma mais aprofundada os vários dispositivos que envolvem as experiências cotidianas e os processos sociais nos quais estão envolvidos estes universitários. A compreensão sobre as trajetórias individuais implica o diferencial entre os indivíduos que dispõe dos mesmos recursos, e cujas posições sociais aparentam ser muito similares, mas apresentam diferenças importantes no momento do enfrentamento. Portanto, o embasamento teórico para a reflexão volta-se para as discussões sobre a temática da Sociologia do Indivíduo e os processos de singularização e individuação, pautada principalmente pela teoria do Sociólogo peruano Danilo Martucelli. A partir da noção de provas e suportes, defendida em seus escritos, foi possível compreender os principais mecanismos que influenciaram o caminho dessas pessoas. A entrevista compreensiva utilizada como método foi responsável pelo aprofundamento no contato com o entrevistado. O roteiro de entrevista semi-estruturado foi o principal instrumento de coleta dos dados. A partir destas três histórias individuais pode-se perceber as estruturas sociais inerentes à este campo tão singular. A violação de direitos e dificuldades em prosseguir os estudos na universidade, estiveram presentes em ambas as histórias. O suportes, tanto materiais quanto simbólicos, foram essenciais para que conseguissem dar continuidade aos estudos na universidade-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation analyzes the life narratives of three students considered as deprived of liberty in the Higher Education. The object of this research is focusing on the comprehension of available tools that is necessary to succeed of fail along this trajectory. The argument that will be defended here is that through the life narratives is possible to seize deeply a range of devices related to both daily experiences and social processes in which these university students are involved. Analyzing the individuals trajectories allows to understand the diferences among individuals who possesses the same resources and who its social positions seem to be similars. Thus, the theoretical basis of this object leans upon the Sociology of Individual and the Singularization or Individuation processes, based especially on the sociologist Danilo Martucelli’s theory. From the notion of evidences and supports, elaborated in his theoretical model, it is possible to understand the main elements which influenced the trajectories of these people. Using the comprehensive interview as research method enabled me to improve and going deeper in the contact with the interviewees. The semi-structured interview script was the main instrument for collecting data. From these three individuals stories it can be seen the social structures related to this such singular field. The violation of rights and the difficulties in continuing the academical studyings, was highlighted in both narratives. The supports, either materials or symbolics, were essencial to keep these studyings rightly-
Descrição: dc.description86 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPrivação de liberdade-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativas de vida-
Palavras-chave: dc.subjectDeprivation of liberty-
Palavras-chave: dc.subjectHigher Education-
Palavras-chave: dc.subjectLife narratives-
Título: dc.titleEntre desafios e apoios: caminhos de privados de liberdade do ensino superior-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.