Avaliação dos processos de gestão do conhecimento e inovação no setor de serviços: desenvolvimento de modelo e estudo de caso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndrade, Emmanuel Paiva de-
Autor(es): dc.contributorCPF:10033425422-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791508Z3-
Autor(es): dc.contributorFerraz, Fernando de Toledo-
Autor(es): dc.contributorCPF:89675522222-
Autor(es): dc.contributorMiyashita, Ricardo-
Autor(es): dc.contributorCPF:36897452222-
Autor(es): dc.contributorwww://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp-
Autor(es): dc.creatorAragão Neto, Raymundo Moniz de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:23:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:23:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-06-18-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17901-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749421-
Descrição: dc.descriptionThe service sector represents the main share in the Brazilian Gross Domestic Product, and the economic development of countries depends upon the efficiency of their organizations to provide services to people. Knowledge management and innovation are recognized as survival factors for enterprises, and criteria for their evaluation allow managers to act in a more effective manner to their improvement. From the identification of several aspects related to knowledge management and innovation, as well as other services specificities, a model which generates a set of indicators for one specific enterprise is developed. A case study shows the results from model application in an Energy Service Company ESCO. Additional recommendations are also presented.-
Descrição: dc.descriptionO setor de serviços representa a maior parcela do Produto Interno Bruto do Brasil, sendo o desenvolvimento econômico dos países dependente da eficiência de suas empresas proverem serviços a suas populações. A gestão do conhecimento e inovação são reconhecidas como fatores de sobrevivência das empresas, e o desenvolvimento de critérios para sua avaliação permite que gestores atuem de maneira mais efetiva em seu aprimoramento. Partindo da identificação de diversos aspectos relacionados à gestão do conhecimento e inovação, bem como de outros específicos do setor de serviços, é desenvolvido um modelo que permite a obtenção de indicadores próprios para uma empresa. Um estudo de caso apresenta resultados da aplicação do modelo desenvolvido em uma ESCO Empresa de Serviços de Conservação de Energia. Recomendações para estudos complementares também são apresentadas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Engenharia de Produção-
Publicador: dc.publisherEstratégia-Apoio Logístico-Tecnologia e Trabalho-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de produção-
Palavras-chave: dc.subjectGestão do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectSetor de serviços-
Palavras-chave: dc.subjectInovação tecnológica-
Palavras-chave: dc.subjectGestão empresarial-
Palavras-chave: dc.subjectServices-
Palavras-chave: dc.subjectknowledge management-
Palavras-chave: dc.subjectInnovation-
Palavras-chave: dc.subjectEvaluation-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleAvaliação dos processos de gestão do conhecimento e inovação no setor de serviços: desenvolvimento de modelo e estudo de caso-
Título: dc.titleEvaluation on knowledge management and innovation process in the service sector: model development and case study-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.