Aplicação de ferramentas da qualidade em processos administrativos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAbegão, Luís Henrique-
Autor(es): dc.contributorAbreu, Júlio Cesar Andrade de-
Autor(es): dc.contributorSilva, Sheila Serafim da-
Autor(es): dc.creatorLima, Emanuelle Barbosa Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:23:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:23:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-21-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-21-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7628-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749408-
Descrição: dc.descriptionNem sempre a busca pelo maior nível possível de qualidade foi uma prioridade para as organizações e talvez ainda não seja para boa parte delas. Por muitos anos acreditou-se que tudo permitia uma porcentagem de erro, talvez por levar em conta a natureza humana, passiva de falhas. Este artigo tem como objetivo apresentar a aplicação de ferramentas da qualidade em processos administrativos. O estudo de caso foi feito em uma empresa multinacional, situada em Barra Mansa, que estava enfrentando problemas em relação à forma de cobrança das refeições fornecidas no interior da indústria. Como o processo era totalmente administrativo e burocrático era difícil conseguir mensurar os níveis de qualidade dos serviços prestados aos clientes internos. Utilizando, porém, algumas ferramentas da qualidade, principalmente as que compõem a filosofia Seis Sigma, foi possível obter uma melhor visualização de todo o processo, consequentemente facilitando a identificação de seus defeitos. A metodologia utilizada foi a do estudo de caso, com a aplicação de ferramentas da qualidade, o que permitiu a identificação da causa dos erros nas cobranças aos funcionários, associada ao fato de tratar-se de um processo totalmente manual de controle. Identificado o problema, foi realizada a implantação de um novo sistema totalmente informatizado, fazendo com que as falhas no mês chegassem a nível zero-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatimage/jpeg-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade-
Palavras-chave: dc.subjectSeis Sigma-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso administrativo-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso administrativo-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade-
Palavras-chave: dc.subjectServiço ao cliente-
Título: dc.titleAplicação de ferramentas da qualidade em processos administrativos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.