Técnica e Educação Física no Brasil: uma abordagem histórica entre 1860 e os anos de 1920

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPenna, Adriana Machado-
Autor(es): dc.contributorGarcia, Elizandra-
Autor(es): dc.contributorTerra , Dinah-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Igor Escrew Junqueira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:23:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:23:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26990-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749386-
Descrição: dc.descriptionEsse estudo tem como objeto de pesquisa a história da Educação Física Escolar no Brasil sob a ótica da utilização da técnica no período datado entre 1860 e os anos de 1920. Para tal, a pesquisa se apoia no materialismo histórico-dialético, referencial de análise da realidade concreta desenvolvido por Karl Marx e Friedrich Engels, a fim de resgatar os conceitos e sentido da técnica em seu caráter mais elementar, fato o qual servirá de alicerce para os diálogos desenvolvidos ao longo do trabalho. Busca-se, sobretudo, compreender a técnica na Educação Física Escolar em contexto com o papel social pensado para ela a fim de contextualizar de maneira fundamentada, o papel da técnica nas aulas de Educação Física diante de um momento histórico onde a Educação Física ascende no Brasil e passa a ser um importante campo de intervenção da sociedade burguesa. O que é técnica? Como as influências teóricas, políticas, sociais e econômicas influenciaram a história da Educação Física na escola? Qual a técnica que a conduziu? Essas são perguntas que buscaremos responder ao longo do estudo.-
Descrição: dc.descriptionThis study has as it’s object of research the history of School Physical Education in Brazil from the perspective of the use of the technique in the period dated between 1860 and the 1920s. For such, this research leans on the historical-dialectical materialism, referential of concrete reality analysis developed by Karl Marx and Friedrich Engels, in order to rescue the concepts and meaning of technique in it’s most elementary character, a fact which will serve as a foundation for the dialogues developed throughout the research. The aim is, above all, to understand the technique in School Physical Education in context with the social role thought for it, in order to contextualize in a reasoned way, the role of technique in Physical Education classes in front of a historical moment where Physical Education rises in the Brazil and becomes an important field of intervention for bourgeois society. What is technique? How have theoretical, political, social and economic influences influenced the history of Physical Education at school? What technique led to it? These are questions that we will try to answer throughout the study.-
Descrição: dc.description39 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da educação física-
Palavras-chave: dc.subjectTécnica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física escolar-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho-
Palavras-chave: dc.subjectAlienação-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da educação física-
Palavras-chave: dc.subjectHistory of physical education-
Palavras-chave: dc.subjectTechnique-
Palavras-chave: dc.subjectSchool physical education-
Palavras-chave: dc.subjectWork-
Palavras-chave: dc.subjectAlienation-
Título: dc.titleTécnica e Educação Física no Brasil: uma abordagem histórica entre 1860 e os anos de 1920-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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