Currículos quilombssenzalas: uma proposta afroperspectivista de se pensar os fazeressaberes na Educação Infantil

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMüller, Tânia Mara Pedroso-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Nívea Maria de Silva-
Autor(es): dc.contributorGarcia, Alexandra-
Autor(es): dc.contributorSantana, Nara Maria Carlos de-
Autor(es): dc.creatorSiqueira, Rosane de Azeredo Cunha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:23:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:23:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15912-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749356-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho apresenta-se como um convite à reflexão sobre as concepções que envolvem currículo e relações étnico-raciais. Em consonância aos estudos de Noguera (2011) sobre ubuntismo, afroperspectividade e infancializações, o presente estudo, unido à proposta teórico-metodológica das pesquisas nos/dos/com os cotidianos, buscou perceber, na produção curricular cotidiana, os fazeressaberes (GARCIA, 2016) de uma Unidade Municipal de Educação Infantil, no município de Niterói, após treze anos de produção, junto à comunidade escolar de um projeto que procurava ressignificar a cultura afro-brasileira. Nossos diálogos, realizados em rodas de conversa, naquela ocasião, representaram momentos de reflexão ação (OLIVEIRA, 2016), nos quais um grupo de professoras pode considerar a complexidade que envolve pensar o currículo com as crianças pobres e negras. Os elementos contidos nesta dissertação nos trouxeram a possibilidade de perceber a existência de currículos quilombossenzalas como uma metáfora que não estava prevista, mas que foi se apresentando durante o percurso, nas falas das professoras, à medida que vida e formação se entrelaçaram às propostas cotidianas, ao se pensar as possibilidades de trabalho com a Lei 10.639/2003-
Descrição: dc.descriptionThis paper presents itself as an invitation to reflect on the conceptions involving curriculum and ethnic-racial relations. In line with Noguera’s (2011) studies on ubuntism, afroperspectivity and infancializations, the present study, together with the theoretical-methodological proposal of research in the daily life, sought to perceive, in the daily curricular production, the directors (GARCIA, 2016) of a Municipal Unit of Early Childhood Education, in the city of Niterói, after thirteen years of production, together with the school community of a project that sought to resignify Afro-Brazilian culture. Our dialogues, held in conversation circles, at that time, represented momentsof “action reflection” (OLIVEIRA, 2016), in which a group of teachers can consider the complexity that involves thinking about the curriculum with poor and black children. The elements contained in this dissertation brought us the possibility of perceiving the existence of curricula “quilombossenzalas”; as a metaphor that was not foreseen, but thatwas presented during the course, in the teacher’s; statements, as life and formation intertwined with everyday proposals, when thinking about the possibilities of working with the Brazilian Law 10.639/2003-
Descrição: dc.description104 f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectRelações étnico-raciais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantil-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum-
Palavras-chave: dc.subjectDaily-
Palavras-chave: dc.subjectEthnic-racial relations-
Palavras-chave: dc.subjectChildhood education-
Título: dc.titleCurrículos quilombssenzalas: uma proposta afroperspectivista de se pensar os fazeressaberes na Educação Infantil-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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