Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Resende, Fernando Antônio | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:56984753222 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5520975095445897 | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Jorge Carlos Felz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:23:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:23:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-09-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/20662 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749348 | - |
Descrição: dc.description | Esta tese discute como o fotojornalismo construiu um estilo de narrar a guerra, produzindo sentido. Os parâmetros deste estilo visual são delineados através de uma análise visual detalhada de fotografias clássicas da cobertura das guerras do século XX, com destaque para a Guerra Civil Espanhola, II Guerra Mundial e Guerra do Vietnã. Procura-se demonstrar que este modo de fazer fotografias de guerra surge a partir de determinadas condições históricas e profissionais que realizaram tais coberturas fotográficas. Verificase ainda que, em situações especiais, de grandes eventos trágicos ou traumáticos, esse estilo pode dar lugar a um modelo particular de fotografar que aparece pela primeira vez em 1945, com a libertação dos campos de prisioneiros nazistas. Embora se perceba um recrudescimento deste clássico estilo de fotografar a guerra entre meados da década de 1970 até os ataques terroristas do 11 de Setembro, verifica-se o seu retorno, com certas adaptações, no pós 11 de Setembro. Além disso, defende-se que este estilo de fotografar a guerra, baseando-se em elementos de drama, expressão artística, narratividade e realismo, continua sendo considerado como o bom fotojornalismo e, portanto, tem implicações importantes para como o público percebe os eventos mediados através do fotojornalismo | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Comunicação | - |
Publicador: dc.publisher | Comunicação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jornalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fotojornalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | - |
Título: dc.title | Narrar a Guerra: produção de sentido no Fotojornalismo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: