Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Paladino, Mariana | - |
Autor(es): dc.contributor | Schueler, Alessandra Frota Martinez de | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Danilo Magalhães | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:23:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:23:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/23928 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749340 | - |
Descrição: dc.description | A presente monografia trata sobre as políticas e ações que a Universidade Federal Fluminense (UFF) tem desenvolvido para o reconhecimento das diversidades de gênero e sexualidade, com foco nas ações voltadas para as/os estudantes trans. A escolha do tema se baseia na inquietação surgida a partir da percepção sobre a escassa presença e/ou invisibilidade destes estudantes na universidade. Com a finalidade de obter informações sobre o tema escolhido, foram realizados uma série de levantamentos, análise de documentos e informações coletadas na internet. Conclui-se que a UFF tem avançado em algumas ações importantes, como a aprovação de resoluções que garantem o uso dos nomes sociais de estudantes e funcionários, e a implementação de banheiros pela identidade de gênero. Também merecem destaque as ações afirmativas implementadas em alguns programas de pós-graduação para o acesso de pessoas trans, e as modificações curriculares em alguns cursos de graduação e pós-graduação para a abordagem das temáticas de gênero e sexualidade. Contudo, também se observam inúmeros desafios e obstáculos para um efetivo reconhecimento das/dos estudantes trans, especialmente na conjuntura conservadora e de retrocesso de direitos no cenário atual. | - |
Descrição: dc.description | This monograph deals with the policies and actions that the Fluminense Federal University (UFF) has developed for the recognition of gender and sexuality diversities, with a focus on actions aimed at trans students. The choice of theme is based on the concern that arose from the perception of the scarce presence and/or invisibility of these students at the university. To obtain information on the chosen topic, a series of surveys, document analyses, and information collected on the internet were carried out. It is concluded that the UFF has advanced in some important actions, such as the approval of resolutions that guarantee the use of the social names of students and staff, and the implementation of bathrooms based on gender identity. Also worth mentioning is the affirmative actions implemented in some graduate programs for the access of trans people, and the curricular modifications in some undergraduate and graduate courses to address the themes of gender and sexuality. However, there are also numerous challenges and obstacles to effective recognition of/from trans students, especially in the conservative context and the setback of rights in the current scenario. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero e Sexualidade, Educação e Ensino Superior, Acesso e Permanência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade de gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal Fluminense | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gender and Sexuality, Education and Higher Education, Access and Permanence, trans students | - |
Título: dc.title | Um olhar sobre o tratamento das diversidades de gênero(s) e sexualidade(s) na Universidade Federal Fluminense. visibilizando a presença de estudantes trans | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: