Neoliberalização e Reforma Educacional: Ensina! Brasil e os ensaios da rede global Teach For All no país

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAraujo, Flávia Monteiro de Barros-
Autor(es): dc.contributorKrawczyk, Nora Rut-
Autor(es): dc.contributorStraubhaar, Rolf Jacob-
Autor(es): dc.contributorChaves, Iduína Edite Mont’Alverne Braun Chaves-
Autor(es): dc.contributorAraújo, Margareth Martins de-
Autor(es): dc.contributorMocarzel, Marcelo Siqueira Maia Vinagre-
Autor(es): dc.creatorMoura, Eliel da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:23:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:23:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-08-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28100-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749339-
Descrição: dc.descriptionA presente investigação dialoga, de maneira mais ampla, com um vasto conjunto de estudos que têm procurado discutir as transformações ocorridas desde a crise de acumulação e reestruturação capitalista desencadeada no último quartel do século XX, que encerrou o que ficou conhecida como sua era de ouro. Partindo principalmente de Bob Jessop, Neil Brenner, Jamie Peck e Nik Theodore aponto para emersão, nesse período, de um tipo de racionalização ideológica dominante, aqui entendida como neoliberalização: uma reestruturação regulatória orientada pela lógica de mercado que busca disciplinar e comodificar práticas sociais, reorganizando instituições, sistemas e estruturas outrora não alcançadas diretamente pela dinâmica mercantil. Como expressão deste fenômeno no campo educacional, abordo a chegada e primeiros esforços de consolidação no país do Ensina!Brasil, organização satélite da rede internacional Teach For All, conhecida por dar suporte a empreendedores sociais que desejam desenvolver seu modelo de reforma educacional, fundado, entre outros, na flexibilização da trabalho docente, formação rápida de professores, absorção dos princípios corporativos como norma de ação, e desenvolvimento de líderes. Com o intuito de compreender, essencialmente, de que maneira um programa de reforma educacional de matriz neoliberal, nascido originalmente na década de 1990, através da organização-mãe Teach For America, é incorporado à dinâmica local, me debruço preliminarmente nas origens deste desenho em seus aspectos ideacionais, ideológicos e prático- políticos. Em seguida mergulho tanto nas articulações para sua chegada quanto em seus primeiros passos na cidade do Rio de Janeiro entre os anos de 2010 e 2012. Nesta análise busco acompanhar tanto os caminhos e estratégias de construção de sua imagem quanto as narrativas, instrumentos e recursos utilizados como legitimação de suas práticas. Sustentados pela ideia de mensuração de resultados, esta rede tem construído suas ações sob a premissa das políticas baseadas em evidências. A partir de um substancial conjunto de fontes documentais examino os argumentos, números e indicadores apresentados pelo Ensina!Brasil em sua parceria com a Secretaria Municipal de Educação - RJ para concluir que as alegadas credenciais de um serviço inconteste estiveram longe de ser concretizadas, mesmo quando tomadas em seus próprios termos. Observei que a organização ignorou elementos metodológicos básicos e manipulou informações de pesquisas para reforçar seus pontos de vista. Defendo que, para além de um serviço comprovado, sua atuação esteve sustentada numa poderosa rede de apoio política e empresarial e na própria aderência de seu discurso, fruto de uma síntese criativa neoliberal exitosa, que uniu as ideias de excelência e justiça social para todos. Também aponto para interligações profundas entre a chegada da ONG, uma organização não lucrativa, e a expansão de fundos de capital de alto risco no segmento educacional, uma forma pura e especulativa de realização de lucros via educação básica brasileira.-
Descrição: dc.descriptionThe present investigation dialogues, in a broader way, with a vast set of studies that have sought to discuss the transformations that have occurred since the crisis of accumulation and capitalist restructuring triggered in the last quarter of the twentieth century, which ended what became known as its golden age. Based mainly on Bob Jessop, Neil Brenner, Jamie Peck and Nik Theodore (2012) I point to the emergence, in this period, of a type of dominant ideological rationalization, understood here as neoliberalization: a regulatory restructuring guided by the logic of market that seeks to discipline and commodify social practices, reorganizing institutions, systems and structures that were not directly affected by the mercantile dynamics. As an expression of this phenomenon in the educational field, I address the arrival and first consolidation efforts in the country of Ensina!Brasil, a satellite organization of the international Teach For All network, known for supporting social entrepreneurs who wish to develop their model of educational reform, founded, among others, in the flexibility of teaching work, rapid training of teachers, absorption of corporate principles as a rule of action, and development of leaders. Trying to understand, mainly, how a neoliberal educational reform program, originally born in the 1990s, through the parent organization Teach For America, is incorporated into the local dynamics, I preliminarily dwell on the origins of this design in its ideational aspects, ideological and practical-political. Then I delve into both the articulations for his arrival and his first steps in the city of Rio de Janeiro between the years 2010 and 2012. In this analysis I seek to follow both the paths and strategies for building his image and the narratives, instruments and resources used as legitimation of their practices. Supported by the idea of measuring results, this network has built its actions under the premise of policies evidence-based. Based on a substantial set of documentary sources, I examine the arguments, numbers and indicators presented by Ensina!Brasil in its partnership with the Municipal Secretary of Education - RJ to conclude that the argued credentials of an uncontested service were far from being achieved, even when taken on their own terms. I observed that the organization ignored basic methodological elements and manipulated research information to reinforce its views. I argue that, in addition to a proven service, its performance was supported by a powerful political and business support network and the very adherence to its discourse, the result of a successful neoliberal creative synthesis, which united the ideas of excellence and social justice for all. I also point to deep interconnections between the arrival of the NGO, a non-profit organization, and the expansion of venture capital funds in the educational segment, a pure and speculative form of profit-making via Brazilian K- 12 education system.-
Descrição: dc.description379 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectNeoliberalização-
Palavras-chave: dc.subjectReforma Educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEnsina Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectTeach for all-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica educacional-
Palavras-chave: dc.subjectReforma educacional-
Palavras-chave: dc.subjectNeoliberalismo-
Palavras-chave: dc.subjectNeoliberalization-
Palavras-chave: dc.subjectEducational Reform-
Palavras-chave: dc.subjectEnsina Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectTeach for all-
Título: dc.titleNeoliberalização e Reforma Educacional: Ensina! Brasil e os ensaios da rede global Teach For All no país-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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