Passagem de nível: estudantes entre o nono ano do ensino fundamental e o primeiro ano do ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarrano, Paulo-
Autor(es): dc.contributorVargas, Hustana Maria-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Eliane-
Autor(es): dc.contributorBrenner, Ana Karina-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8559991821167805-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9106017105325057-
Autor(es): dc.creatorSantos, Fernanda Chaves dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:23:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:23:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-12-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15205-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749335-
Descrição: dc.descriptionCom esta pesquisa objetivei compreender como é para os estudantes do nono ano do ensino fundamental realizarem a passagem de nível para o primeiro ano do ensino médio. Pois a escola, enquanto espaço de produção e construção de saberes, pode produzir alterações significativas na vida social dos indivíduos, como também contribuir na tomada de decisões, promovendo o seu desenvolvimento como sujeitos autônomos. Quanto à metodologia, foram utilizados três instrumentos investigativos. O primeiro refere-se a uma ficha de identificação aplicada com o objetivo de conhecer os estudantes do nono ano do ensino fundamental. No segundo momento, foi realizado grupo de discussão com nove estudantes que apontaram questões importantes sobre as perspectivas quanto à escolha das instituições. E no terceiro adotou-se a entrevista individual compreensiva (Jean-Claude Kaufmann) que permitiu verificar se os objetivos e anseios traçados no nono ano do ensino fundamental foram alcançados pelos mesmos estudantes no ensino médio. As entrevistas foram realizadas com quatro estudantes já matriculados no primeiro ano do ensino médio em diferentes redes de ensino. Como aportes teóricos a pesquisa privilegia os conceitos de “projeto” (Gilberto Velho) e de “provas” e “suportes existenciais” (Danilo Martuccelli). Os resultados apontam para diferentes mudanças ocorridas na vida e na rotina escolar dos jovens estudantes, como a perspectiva de futuro relacionadas ao mercado de trabalho, as dificuldades enfrentadas e superadas pelos estudantes no primeiro ano do ensino médio-
Descrição: dc.descriptionThe school as an area of production and construction of knowledge can produce significant changes in the social lives of young people, contributing to the decision-making and promoting their development as autonomous subjects. Youth is crossed by other social spaces beyond school and family, as groups of friends, internet, church, among others. They offer self-assertion of grants to young people and help in their individuation process, crossing the barriers between school and the outside world. Thus, assuming that the entry of young people in high school sets an important moment in their lives, and may even be the first opportunity for professional choice for them, this research project has as its object of study to investigate the level crossing of students from the ninth grade of elementary school and the first year of high school. Therefore, it seeks to answer the following questions: what are the motivations that led young people to perform a certain type of school education, general or vocational? There are difficulties experienced by these young people in the transition from elementary school to high school that influence in their life courses? And that school and non-school contexts influence on the lives of these young people? As a working methodology, we adopted an identification questionnaire, after a discussion group and also the realization of the comprehensive interview, to understand the biographical path and future projects of young people in high school. Will be used as a starting theoretical contributions the concepts of "project" old Gilberto and "evidence" and "existential supports" Danilo Martuccelli as comprehensive interview of Jean-Claude Kaufmann-
Descrição: dc.description144 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectJovens-
Palavras-chave: dc.subjectTransição-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectJuventude-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectYoung-
Palavras-chave: dc.subjectTransition-
Palavras-chave: dc.subjectelementary school-
Palavras-chave: dc.subjecthigh school-
Título: dc.titlePassagem de nível: estudantes entre o nono ano do ensino fundamental e o primeiro ano do ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.