Por trás da cena: a construção do espetáculo "Manifesto Elekô"

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTavares, Julio Cesar de Souza-
Autor(es): dc.contributorLyra, Luciana Fátima Rocha Pereira de-
Autor(es): dc.contributorVeiga, Felipe Berocan-
Autor(es): dc.contributorPimenta, Vítor Gonçalves-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Thalita Ferreira Arante de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:23:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:23:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-01-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-01-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25505-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749333-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa tem como objetivo analisar a construção do espetáculo de dança “Manifesto Elekô”, da companhia Clanm (Cia. Laboratório de Arte Negra em Movimento), da qual faço parte como bailarina. A pesquisa acompanha o processo de elaboração do espetáculo, iniciado em janeiro de 2020, e que continua em curso, com olhar atento à construção das personagens do espetáculo. “Manifesto Elekô” é um espetáculo sobre mulheres negras, inspirado no mito da sociedade Elekô, regida pela Orixá guerreira Obá. Sendo este um espetáculo sobre mulheres negras construído, majoritariamente, por mulheres negras, busco refletir sobre a relação entre personagens e suas intérpretes, observando como a construção das personagens é baseada em questões pessoais das bailarinas que as interpretam. Dessa maneira, associo conhecimentos acadêmicos e vivências corpóreo-gestuais, de maneira a elaborar uma pesquisa que transite entre os campos da antropologia e da dança.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis research aims to analyze the construction of the dance show “Manifesto Elekô”, by the Clanm Company (Cia. Laboratório de Arte Negra em Movimento), of which I am part as a dancer. The research follows the process of elaboration of the show, which started in January 2020, and which is still ongoing, with a close look at the construction of the characters in the show. “Manifesto Elekô” is a show about black women, inspired by the myth of the Elekô society, governed by the warrior Orixá Obá. Since this is a spectacle about black women built, mostly, by black women, I seek to reflect on the relationship between characters and their interpreters, observing how the construction of characters is based on personal issues of the dancers who interpret them. In this way, I combine academic knowledge and bodily-gesture experiences, in order to develop research that moves between the fields of anthropology and dance.-
Descrição: dc.description171 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDança Negra-
Palavras-chave: dc.subjectAntropologia da Dança-
Palavras-chave: dc.subjectCorporeidade Negra-
Palavras-chave: dc.subjectCompanhia Clanm-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica e antropologia-
Palavras-chave: dc.subjectNegras na arte-
Palavras-chave: dc.subjectDança-
Palavras-chave: dc.subjectBailarinas-
Palavras-chave: dc.subjectBlack Dance-
Palavras-chave: dc.subjectDance Anthropology-
Palavras-chave: dc.subjectBlack Corporeality-
Palavras-chave: dc.subjectClanm-
Título: dc.titlePor trás da cena: a construção do espetáculo "Manifesto Elekô"-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.