Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gonzaga, Gláucia Ribeiro | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1055446047081201 | - |
Autor(es): dc.contributor | Paiva, Daniel Costa de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9425925721844499 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pompilho, Wendel Mattos | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7478367813739692 | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Bianca de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:23:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:23:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24973 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749329 | - |
Descrição: dc.description | No Brasil existem muitas pessoas que possuem algum tipo de necessidade especial, dentre essas pessoas estão os surdos ou deficientes auditivos. Ao se aprofundar no tema em foco pode-se observar que eles já passaram por muitas lutas e vitórias, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido. Uma dessas lutas foi a obtenção da LIBRAS (língua brasileira de sinais) como sua língua materna. Nos dias atuais a maioria das escolas vem tentando adotar metodologias inclusivas, esse trabalho cita algumas Tecnologias Assistivas que tem como função ajudar no processo de inclusão e na utilização com alunos surdos e deficientes auditivos como forma de auxiliar o dia a dia do professor, pois o mesmo não recebe formação adequada para lidar com a grande diversidade de alunos na sala de aula regular. O trabalho tem como objetivo propor mecanismos de ação que visam a inserção da LIBRAS como parte do cotidiano da formação docente, para que assim o professor possa atuar de forma correta perante o que lhe é imposto nos documentos que regem os cursos de licenciatura. A melhor forma de se promover a inclusão é a utilização de métodos adequados e a mobilização da comunidade escolar e comunidade ao redor da escola sobre o tema “Língua Brasileira de Sinais” trazendo, um pouco sobre a cultura e a comunidade surda, para que todos saibam um pouco mais sobre a “vida” de uma grande parte da população, contribuindo assim não só com a defasagem na formação docente, como também para a melhoria da educação básica. | - |
Descrição: dc.description | In Brazil there are many people who have some kind of special need, among these people are the deaf or hearing impaired. As you delve deeper into the topic in focus you can see that they have gone through many fights and victories, but there is still a long way to go. One of these struggles was to obtain LIBRAS (Brazilian sign language) as their mother tongue. Nowadays most schools have tried to adopt inclusive methodologies, this work mentioned some assistive technologies whose function is to help in the process of inclusion and use with deaf and hearing impaired students as a way of helping the teacher's daily life, since the even does not receive adequate training to handle the great diversity of students in the regular classroom. The purpose of this study was to propose mechanisms of action that aim to insert the LIBRAS as part of the daily training of teachers, so that the teacher can act in a correct way according to what is imposed in the documents that govern the undergraduate courses. The best way to promote inclusion is the use of differentiated methods and the mobilization of the school community and community around the school on the theme "Brazilian Language of Signals" bringing, a little on the culture and the deaf community, so that all know a little more about the "life" of a large part of the population, thus contributing not only to the lag in teacher training, but also for the improvement of basic education. | - |
Descrição: dc.description | 83 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia Assistiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Repositórios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência auditiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino regular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Naturais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistive technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Repositories | - |
Palavras-chave: dc.subject | School inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hearing deficiency | - |
Palavras-chave: dc.subject | Regular education | - |
Título: dc.title | A educação inclusiva tecnológica dos estudantes com disfunções auditivas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: