Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Soares, Flávia dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Rezende, Wanderley Moura | - |
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Suhender da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Blatt, Igor Alarcon | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:23:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:23:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25503 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749323 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho de conclusão de curso tem como ponto de partida a experiência do autor no Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) financiado pela CAPES em parceria com a Universidade de Coimbra, em Portugal. O objetivo é tratar de questões relativas ao ensino de matemática provenientes da leitura de artigos da publicação portuguesa denominada Gazeta de Matemática. Pensada para servir como um guia aos estudantes de Matemática com foco no campo da preparação prática, a Gazeta de Matemática foi criada em 1940 por um grupo de matemáticos portugueses como um “Jornal dos candidatos ao exame de aptidão e dos estudantes de Matemática das escolas superiores”. Entretanto, ao longo dos seus anos de existência, os interesses da publicação foram se diversificando e o jornal passou a trazer, além de exercícios e problemas para o treino dos estudantes secundaristas portugueses com vistas a seu acesso aos cursos superiores, discussões gerais sobre o ensino de matemática nos liceus, entre outros temas pedagógicos específicos organizados em uma sessão denominada Pedagogia. No Brasil, percebe-se certa correlação dessas discussões com as ideias do educador matemático Malba Tahan, que menciona artigos da Gazeta de Matemática em sua obra Didática da Matemática. Assim, o objetivo deste trabalho é situar as discussões acerca do ensino de Matemática da seção Pedagogia da Gazeta de Matemática e dialogar com as ideias da obra de Malba Tahan sobre o mesmo tema | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Matemática e Estatística | - |
Descrição: dc.description | This work is based on the author's experience in the International Degree Program (PLI) financed by CAPES in partnership with the University of Coimbra, in Portugal. The aim is to address issues related to the teaching of mathematics from reading articles from the Portuguese publication called Gazeta de Matemática. Designed to serve as a guide for Mathematics students with a focus on the field of practical preparation, Gazeta de Matemática was created in 1940 by a group of Portuguese mathematicians as a “Journal of candidates for the aptitude exam and Mathematics students from higher schools”. However, throughout its years of existence, the interests of the publication have diversified and the newspaper has brought, in addition to exercises and problems for the training of Portuguese high school students, with a view to their access to higher education, general discussions about teaching. in high school mathematics, among other specific pedagogical themes organized in a section called Pedagogy. In Brazil, there is a certain correlation between these discussions and the ideas of mathematical educator Malba Tahan, who mentions articles from Gazeta de Matematica in his book Didactics of Mathematics. Thus, the objective of this work is to situate the discussions about the teaching of Mathematics in the Pedagogy section of the Gazeta de Matemática and to dialogue with the ideas of Malba Tahan's work on the same theme | - |
Descrição: dc.description | 45 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gazeta de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Malba Tahan | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tahan, Malba, 1895-1974 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Malba Tahan | - |
Título: dc.title | Gazeta de matemática e ensino: conexões com Malba Tahan e o método de laboratório | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: