Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Chacon, Eluzir Pedrazzi | - |
Autor(es): dc.contributor | Borges, Márcia Narcizo | - |
Autor(es): dc.contributor | Chinelli, Maura Ventura | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Marcela de Mattos Mendonça Lemos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:23:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:23:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/7207 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749311 | - |
Descrição: dc.description | Para auxiliar a compreensão do conteúdo de funções inorgânicas, aplicou-se em uma turma de 1ª série do ensino médio da Escola Técnica Estadual Henrique Lage em Niterói-RJ, uma sequência didática elaborada, que articulou experimentos, jogos adaptados e produção de paródias. A sequência didática foi desenvolvida em seis tempos de aula de 50 minutos cada. A análise de como esses recursos lúdicos utilizados auxiliaram no aprendizado dos alunos é mostrada, destacando o prazer dos alunos para executarem cada uma das atividades propostas. Os recursos fizeram parte de uma gincana, na qual podese esclarecer os principais equívocos oriundos do conteúdo abordado. Durante a aplicação dos recursos foram observados os erros conceituais e retificados, mostrando-se que o lúdico além de ser uma ferramenta envolvente, pode assumir o caráter avaliativo, quando bem conduzido. A sequência didática elaborada e aplicada mostrou um grande potencial para o ensinoa-prendizagem de funções inorgânicas, mas pode-se observar que o tempo para a sua aplicação necessita ser ampliado para que se possa obter melhores resultados | - |
Descrição: dc.description | In order to better understanding inorganic functions, a didactic sequence was elaborated and applied to a first-year secondary school class in Escola Técnica Estadual Henrique Lage, located in Niterói, Rio de Janeiro, which included experiments, adapted games and composition of parody songs. The didactic sequence was implemented in a total of six fifty-minutes class hours. The analysis of how those playful resources had helped the learning process of the students is shown in this work, highlighting their excitement in doing the proposed tasks. The resources were part of a game, on which was possible to enlighten the majority of the questions arised from the discussed matter. During the execution of the resources, conceptual mistakes were observed and then corrected right after, showing that playful resources, aside of being a compelling tool, can take an evaluating role when well addressed. The developed and applied didactic sequence has exhibited a great potential for teaching-learning inorganic functions, although it was shown that the needed execution time has to increase in order to obtain better results | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paródias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Funções inorgânicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química inorgânica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lúdico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo educativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimento químico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Playful resources | - |
Palavras-chave: dc.subject | Parodies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inorganic chemistry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didactic sequence | - |
Título: dc.title | O lúdico como estratégia avaliativa para o ensino de funções inorgânicas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: