Aprender brincando: as contribuições do lúdico no desenvolvimento e no processo de ensino/aprendizagem infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSchindhelm, Virgínia Georg-
Autor(es): dc.creatorTeixeira, Maria Aparecida Hermogenes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:23:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:23:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26512-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749274-
Descrição: dc.descriptionEsse estudo pretende conhecer e refletir sobre a importância das atividades lúdicas no processo de ensino aprendizagem e desenvolvimento da criança na Educação Infantil em seus diversos aspectos. Assim, a pesquisa tem como objetivo geral investigar/analisar se nossas crianças estão usufruindo desse recurso lúdico nas instituições de ensino e se os professores utilizam o lúdico como ferramenta auxiliar no processo de aprendizagem escolar. Nesse sentido, o trabalho se organiza com os seguintes objetivos específicos: entender o contexto histórico do surgimento da infância e do lúdico, compreender o significado do lúdico e sua importância na educação infantil e conhecer o papel do professor em relação ao uso de metodologias de ensino com atividades lúdicas. Para tanto, utilizo autores como Piaget (1971), Kishimoto (2000) e Vygotsky (1984), que dialogam com o tema em questão, configurando uma pesquisa de natureza bibliográfica. Também apresento relatos autobiográficos sobre minhas vivências em brincadeiras, que marcaram minha infância, e também as experiências que observei ao longo de meu estágio, todo conhecimento adquirido ao longo do processo de formação docente no curso de licenciatura em Pedagogia. O trabalho será divido em três partes: na primeira parte será feita uma retrospectiva para mostrar a presença da criança e do lúdico ao longo do tempo. Na segunda parte, serão apresentadas concepções de alguns estudiosos acerca do lúdico na educação, o papel do professor em relação ao lúdico. E a terceira parte foi destinada às minhas memórias como criança brincante e também às experiências vivenciadas durante os estágios supervisionados do curso de licenciatura em Pedagogia.-
Descrição: dc.descriptionThis study intends to know and reflect on the importance of playful activities in the process of teaching learning and child development in Early Childhood Education in its various aspects. Thus, the research has as a general objective to investigate/analyze whether our children are taking advantage of this playful resource in educational institutions and whether teachers use playfulness as an auxiliary tool in the school learning process. In this sense, the work is organized with the following specific objectives: understanding the historical context of the emergence of childhood and play, understanding the meaning of play and its importance in early childhood education and knowing the teacher's role in relation to the use of teaching methodologies with playful activities. For that, I use authors such as Piaget (1971), Kishimoto (2000), Vigotsky (1984), who dialogue with the theme in question, configuring a bibliographic research. I also present autobiographical accounts about my experiences in games, which marked my childhood and also the experiences, which I observed throughout my internship, all the knowledge acquired during the process of teacher education in the degree course in Pedagogy. The work will be divided into three parts: in the first part, a retrospective will be made to show the presence of the child and playfulness over time. In the second part, the conceptions of some scholars about the ludic in education, the teacher's role in relation to the ludic will be presented. And the third part was destined to my memories as a playing child and also to the experiences lived during the supervised internships of the degree course in Pedagogy.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLúdico-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantil-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectPlayful-
Palavras-chave: dc.subjectEarly Childhood Education-
Palavras-chave: dc.subjectDevelopment-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Título: dc.titleAprender brincando: as contribuições do lúdico no desenvolvimento e no processo de ensino/aprendizagem infantil-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.