Leitor autônomo: visualizações, leituras e pesquisas em ambiente on-line

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorJuvêncio, Carlos Henrique-
Autor(es): dc.contributorSouza, Elisabete Gonçalves de-
Autor(es): dc.contributorAraujo, Andre Vieira de Freitas-
Autor(es): dc.contributorMoraes, Marielle Barros de-
Autor(es): dc.contributorFonseca, Vitor Manoel Marques da-
Autor(es): dc.contributorCataldo, Fabiano-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Paola Catrina Pitol-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:23:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:23:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-01-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-01-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14840-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749266-
Descrição: dc.descriptionNo mundo contemporâneo, observa-se o uso de múltiplos recursos tecnológicos, como mídias digitais, hipermídias, dentre outros. Esses recursos estão presentes em uma grande parcela da sociedade e seu uso tem influenciado vários contextos dessa sociedade mediante as informações, conhecimentos e aprendizagem. Nesse aspecto, o contexto educacional é primordial para “aprender” a usar esses recursos em prol da aprendizagem e do conhecimento. Esta pesquisa justifica-se em razão desses fatos e tem como tema: formação do leitor autônomo na contemporaneidade: visualizações, leituras e pesquisas em ambiente on-line. Procura-se responder à seguinte problemática: “As visualizações, leituras e pesquisas on-line contribuem para a prática de leitura na formação de leitores autônomos?”. Nesse sentido, o seu objetivo geral se concentra em compreender como as visualizações, leituras e pesquisas em ambiente on-line contribuem para prática de leitura na formação do leitor autônomo. Tem como objetivos específicos: apresentar os conceitos de leitor, autonomia e formação de leitores; discutir as novas possiblidades de leitura no mundo contemporâneo, mediante as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs); e discutir a importância das práticas de visualizações, leituras e pesquisas em ambiente on-line no processo de aquisição de conhecimento e aprendizagem. Esta pesquisa partiu dos seguintes pressupostos: o uso das TICs no contexto atual vem formando novos sujeitos leitores e interferindo nas preferências de leituras; e as visualizações não são uma forma de leitura, visto que visualizar de forma rápida não consiste em ler. Com a finalidade de responder à problemática desta pesquisa, foi aplicado um questionário impresso (com perguntas abertas e fechadas) em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, bem como definidos tópicos para uma melhor concentração das respostas e facilitar a análise destas. Os resultados mostraram que a maioria dos alunos participantes da pesquisa possui acesso a smartphone, como também utiliza o aparelho para pesquisas e leitura de forma autônoma, e considera que as visualizações das imagens e vídeos contribuem para uma melhor interpretação dos assuntos. Em virtude do que foi apresentado através dos dados da pesquisa, compreende-se que os alunos usam o smartphone para realizar leitura, buscar conhecimentos que contribuam de forma significativa para o aprendizado, mas isso não isenta a importância de direcionar e enfatizar o uso do smartphone para o processo de leitura, conhecimentos e, por fim, de aprendizado, de forma consciente, objetiva e produtiva. Este trabalho contribui para compreender a autonomia dos leitores alunos da contemporaneidade no uso das tecnologias e especificamente do smartphone como um recurso tecnológico para a leitura on-line, o aprendizado e conhecimento tanto no ambiente escolar como fora deste-
Descrição: dc.descriptionIn the contemporary world, there is the use of multiple technological resources, such as digital media, hypermedia, among others. These resources are present in a large part of society and their use has influenced various contexts of that society through information, knowledge and learning. In this respect, the educational context is essential to “learn” how to use these resources for the benefit of learning and knowledge. This research is justified due to these facts and has as its theme: training the autonomous reader in contemporary times: visualizations, readings and research in an online environment. We seek to answer the following problem: “Do online views, readings and research contribute to the practice of reading in the training of independent readers?”. In this sense, its general objective is to understand how visualizations, readings and research in an online environment contribute to the practice of reading in the formation of the autonomous reader. It has the following objectives: to present the reader concepts, autonomy and training of players; discuss the new possibilities of reading in the contemporary world, through Information and Communication Technologies (ICTs); and discuss the importance of visualization, reading and research practices in an online environment in the process of acquiring knowledge and learning. This research was based on the following assumptions: the use of ICTs in the current context has been forming new reading subjects and interfering with reading preferences; and visualizations are not a form of reading, since viewing quickly does not consist of reading. In order to answer the problem of this research, a printed questionnaire (with open and closed questions) was applied in classes of the 9th grade of Elementary School, as well as defined topics for a better concentration of answers and to facilitate their analysis. The results showed that most students participating in the research have access to smartphones, as well as using the device for research and reading independently, and considers that the visualization of images and videos contribute to a better interpretation of the subjects. Due to what was presented through the research data, it is understood that students use the smartphone to read, seek knowledge that significantly contributes to learning, but this does not exempt the importance of directing and emphasizing the use of the smartphone for the process of reading, knowledge and, finally, learning, in a conscious, objective and productive way. This work contributes to understand the autonomy of contemporary student readers in the use of technologies and specifically the smartphone as a technological resource for online reading, learning and knowledge both in the school environment and outside it-
Descrição: dc.description117 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFormação do leitor-
Palavras-chave: dc.subjectLeitor autônomo-
Palavras-chave: dc.subjectVisualizações-
Palavras-chave: dc.subjectLeituras on-line-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisas on-line-
Palavras-chave: dc.subjectLeitor-
Palavras-chave: dc.subjectVisualização de informação-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura on-line-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa on-line-
Palavras-chave: dc.subjectReader training-
Palavras-chave: dc.subjectStandalone reader-
Palavras-chave: dc.subjectViews-
Palavras-chave: dc.subjectOnline readings-
Palavras-chave: dc.subjectOnline surveys-
Título: dc.titleLeitor autônomo: visualizações, leituras e pesquisas em ambiente on-line-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.