Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vieira, Fernando de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:68457812222 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0466871542118551 | - |
Autor(es): dc.contributor | Paula, Lucilia Augusta Lino de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:25841563722 | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Emmanuel Paiva de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:10033425422 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791508Z3 | - |
Autor(es): dc.creator | Dutra, Ana Lucia da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:23:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:23:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-11-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-10-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/19695 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749251 | - |
Descrição: dc.description | This research aimed to investigate the possible impacts of the use of managerial skills in strategic people management in a Federal Institution of Higher Education, which is the Universidade Federal Fluminense, according to the vision of its managers. Based on Watson (2005), who believes that competent managers are competent learners, this research developed a case study, using qualitative methods. We used the Method Underlying Explanation of Discourse (MEDS), developed by Nicolaci-da-Costa (2004), with semistructured interviews. This method aimed to understand the views of senior managers who hold an executive position or gratified functions on the theme. According to the results, managers understand the importance of the management process to achieve the expected institutional results; they think that the use of managerial competencies is important to give support to this process; they recognize in themselves gaps of competency and they know there are discrepancies between what they believe to be necessary to the managerial process and what they observe in reality managerial at UFF. And, finally, there are barriers when trying to change this reality. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal Fluminense | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa objetivou averiguar os possíveis impactos do uso de competências gerenciais na gestão estratégica de pessoas, em uma instituição federal de ensino superior (IFES), que é a Universidade Federal Fluminense, segundo a visão de seus gestores. Pautada na ótica processual-relacional, preconizada por Watson (2005), que entende que gestores competentes são aprendizes competentes, desenvolveu-se um estudo de caso, no qual, utilizou-se da metodologia qualitativa para sua abordagem. Como técnica de coleta de dados, seguiu-se o Método de Explicitação do Discurso Subjacente (MEDS), desenvolvido por Nicolaci-da-Costa (2004) e empregaram-se entrevistas semiestruturadas, que objetivavam coletar a visão dos altos gestores, que ocupam cargo de direção (CD) ou funções gratificadas (FG), sobre o tema. Pelos resultados obtidos pôde-se constatar que: Os gestores entendem a importância do processo de gestão no alcance dos resultados institucionais. Eles valorizam o uso de competências gerenciais para dar aporte a este processo. Há uma nítida percepção de lacunas de competências nos próprios gestores e existem discrepâncias entre o que eles acreditam ser necessário em relação ao uso de competências e a percepção do vivenciado na realidade gerencial na UFF. E, por fim, que há entraves para mudanças dessa realidade. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Sistemas de Gestão | - |
Publicador: dc.publisher | Segurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competências Gerenciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão Estratégica de Pessoas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competências Gerenciais nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Management Skills | - |
Palavras-chave: dc.subject | Strategic People Management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Management Skills in Federal Public Institutions | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | - |
Título: dc.title | COMPETÊNCIAS GERENCIAIS COMO APORTE À GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR (IFES). | - |
Título: dc.title | MANAGERIAL COMPETENCIES TO SUPPORT THE STRTEGIC MANAGEMENT OF PEOPLE: CASE STUDY IN A FEDERAL INSTITUTION OF HIGHER EDUCATION (IFES). | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: