Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Alves, Andréa Aparecida Ribeiro | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5969031244402632 | - |
Autor(es): dc.contributor | Wolkoff, Gisele Giandoni | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4530644741441254 | - |
Autor(es): dc.contributor | Assai, Natany Dayani de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3408510368371388 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8675611977710805 | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Rafael Teles da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:23:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:23:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25749 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749244 | - |
Descrição: dc.description | Em 2020, o mundo iniciou sua luta contra o COVID-19 e, com o momento de distanciamento social para sua contenção, diversas atividades foram suspensas, dentre estas, as aulas nas redes públicas e privadas de ensino. Com a necessidade de continuidade do ensino as escolas passaram a adotar os recursos digitais como ferramenta de ensino. Esses recursos foram utilizados para desenvolver os conteúdos necessários para a aprendizagem bem como para provas/testes de avaliação do conhecimento adquirido. Portanto, o objetivo deste trabalho visou propor a utilização dos recursos didáticos digitais, em uma sequência didática, para abordar o conceito de geometria molecular, sobretudo o conceito de polaridade no ensino de química, ancorando-se na teoria conectivista e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados foram discutidos baseados na literatura tendo em vista que, devido a pandemia, não foi possível aplicar essa sequência didática na escola | - |
Descrição: dc.description | In 2020, the world started its fight against COVID-19 and, with the moment of social distancing for its containment, several activities have been suspended, among them, classes in public and private educational sectors. With the need for continuity in teaching, schools started to adopt digital resources as a teaching tool. These resources were used to develop the necessary content for learning as well as tests to assess the acquired knowledge. Therefore, the objective of this work aimed to propose the use of digital didactic resources, in a didactic sequence, to address the concept of molecular geometry, especially the concept of polarity in chemistry teaching, anchoring in connectivist theory and in the Common National Curriculum Base (BNCC). The results were discussed based on the literature, considering that, due to the pandemic, it was not possible to apply this didactic sequence at school. | - |
Descrição: dc.description | 52 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conectivismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | BNCC | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia ativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos didáticos digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino remoto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Following teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Connectivism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital didactic resources | - |
Título: dc.title | Conectivismo: utilização de recursos didáticos digitais no estudo de geometria molecular no ensino médio em tempos de pandemia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: