Conectivismo: utilização de recursos didáticos digitais no estudo de geometria molecular no ensino médio em tempos de pandemia

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Autor(es): dc.contributorAlves, Andréa Aparecida Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5969031244402632-
Autor(es): dc.contributorWolkoff, Gisele Giandoni-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4530644741441254-
Autor(es): dc.contributorAssai, Natany Dayani de Souza-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3408510368371388-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8675611977710805-
Autor(es): dc.creatorSilva, Rafael Teles da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:23:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:23:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25749-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749244-
Descrição: dc.descriptionEm 2020, o mundo iniciou sua luta contra o COVID-19 e, com o momento de distanciamento social para sua contenção, diversas atividades foram suspensas, dentre estas, as aulas nas redes públicas e privadas de ensino. Com a necessidade de continuidade do ensino as escolas passaram a adotar os recursos digitais como ferramenta de ensino. Esses recursos foram utilizados para desenvolver os conteúdos necessários para a aprendizagem bem como para provas/testes de avaliação do conhecimento adquirido. Portanto, o objetivo deste trabalho visou propor a utilização dos recursos didáticos digitais, em uma sequência didática, para abordar o conceito de geometria molecular, sobretudo o conceito de polaridade no ensino de química, ancorando-se na teoria conectivista e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados foram discutidos baseados na literatura tendo em vista que, devido a pandemia, não foi possível aplicar essa sequência didática na escola-
Descrição: dc.descriptionIn 2020, the world started its fight against COVID-19 and, with the moment of social distancing for its containment, several activities have been suspended, among them, classes in public and private educational sectors. With the need for continuity in teaching, schools started to adopt digital resources as a teaching tool. These resources were used to develop the necessary content for learning as well as tests to assess the acquired knowledge. Therefore, the objective of this work aimed to propose the use of digital didactic resources, in a didactic sequence, to address the concept of molecular geometry, especially the concept of polarity in chemistry teaching, anchoring in connectivist theory and in the Common National Curriculum Base (BNCC). The results were discussed based on the literature, considering that, due to the pandemic, it was not possible to apply this didactic sequence at school.-
Descrição: dc.description52 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectConectivismo-
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática-
Palavras-chave: dc.subjectBNCC-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia ativa-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos didáticos digitais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino remoto-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectFollowing teaching-
Palavras-chave: dc.subjectConnectivism-
Palavras-chave: dc.subjectActive methodology-
Palavras-chave: dc.subjectDigital didactic resources-
Título: dc.titleConectivismo: utilização de recursos didáticos digitais no estudo de geometria molecular no ensino médio em tempos de pandemia-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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