ESG como orientador de Marketing: posicionamento de marcas a partir de compromissos sociais, ambientais e transparência pública

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOrtiz, Anderson de Almeida Canto-
Autor(es): dc.contributorAtem, Guilherme Nery-
Autor(es): dc.contributorMurad, Eduardo Guerra-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Maria Eduarda Amaral-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:23:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:23:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-04-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32566-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749242-
Descrição: dc.descriptionA sigla ESG ou ASG para designar Ambiente, Sociedade e Governança, é defendida como a união dos três pilares que as empresas precisam se preocupar no contexto atual para se destacarem no mercado, impactando diretamente no marketing e na gestão das marcas. Com a pandemia do Covid-19, o trabalho identifica que há crescentes transformações nos comportamentos de consumidores, que passam a ser favoráveis às opções sustentáveis de marcas que evidenciam se preocupar com o futuro do planeta, levando a área de Comunicação a abranger tal tendência em suas estratégias. Analisam-se, assim, as iniciativas de três marcas: uma no segmento de cosméticos; outra, no de vestuário de moda; e uma terceira, no mercado de papel celulose. Nos três casos, observa-se como se posicionam publicamente perante o tema em plataformas digitais e, daí, comunicam suas ações ESG para atrair, manter e transformar as perspectivas dos stakeholders sobre como percebem a reputação das empresas.-
Descrição: dc.descriptionThe acronym ESG ( for Environment, Society and Governance) is defended as the union of the three pillars that companies need to be concerned about in the current context to stand out in the market, directly impacting marketing and brand management. With the Covid-19 pandemic, the work identifies that there are increasing changes in consumer behavior, which are now favorable to the sustainable options of brands that show concern for the future of the planet, leading the Communication area to cover this trend in your strategies. Thus, the initiatives of three brands are analysed: one in the cosmetics segment; another, in fashion apparel; and a third, in the paper-cellulose market. In all three cases, it is observed how they publicly position themselves on the subject on digital platforms and, from there, communicate their ESG actions to attract, maintain and transform the perspectives of stakeholders on how they perceive the companies' reputation.-
Descrição: dc.description84 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectESG-
Palavras-chave: dc.subjectTransinformação do marketing-
Palavras-chave: dc.subjectBranding-
Palavras-chave: dc.subjectPublicidade-
Palavras-chave: dc.subjectReputação-
Palavras-chave: dc.subjectResponsabilidade social-
Palavras-chave: dc.subjectObjetivos de desenvolvimento sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectBranding-
Palavras-chave: dc.subjectResponsabilidade social-
Palavras-chave: dc.subjectPublicidade-
Palavras-chave: dc.subjectESG-
Palavras-chave: dc.subjectEras of marketing-
Palavras-chave: dc.subjectBranding-
Palavras-chave: dc.subjectAdvertising-
Palavras-chave: dc.subjectReputation-
Palavras-chave: dc.subjectSocial responsibility-
Palavras-chave: dc.subjectSDGs-
Título: dc.titleESG como orientador de Marketing: posicionamento de marcas a partir de compromissos sociais, ambientais e transparência pública-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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