Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rangel, Mary Terezinha A. Simen | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:09176772772 | - |
Autor(es): dc.contributor | Trein, Eunice Schilling | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:73881988734 | - |
Autor(es): dc.contributor | Azevedo, Nyrma Souza Nunes de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:00853758700 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796346E8 | - |
Autor(es): dc.contributor | Guimarães, Mauro | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:52231456722 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5382444630321221 | - |
Autor(es): dc.contributor | Mettrau, Marsyl Bulkool | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:06552218753 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769761A4 | - |
Autor(es): dc.creator | Barreto, Marcos Pinheiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:23:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:23:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-02-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007-02-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18240 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749225 | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa defende um diálogo, que se pretende interdisciplinar, principalmente entre o marxismo, as correntes mais críticas do ambientalismo e a Teoria das Representações Sociais, do campo da Psicologia Social, com a perspectiva de contribuir para a formação de educadores capazes de compreender os nexos entre a dimensão material e simbólica da produção da existência humana, que tem no trabalho a mediação fundamental, por garantir ontologicamente a condição social dos homens, dando sentido às relações históricas entre as sociedades humanas e a natureza. O primeiro capítulo contextualiza historicamente a emergência do conceito de Educação Ambiental (EA), identificando as principais tendências que disputam estrategicamente as possibilidades político-pedagógicas da EA, além de defender uma perspectiva crítica quer na percepção da chamada crise ambiental, quer nas propostas de formação de educadores ambientais. O segundo explora um terreno comum entre a Teoria das Representações Sociais e o marxismo, demonstrando a importância do diálogo entre o senso comum e o saber acadêmico para a elaboração de estratégias pedagógicas que provoquem transformações no cotidiano vivido. Procura, ainda, estabelecer os nexos entre educação, representações sociais e cotidiano urbano no contexto de um curso de formação de professores. O terceiro apresenta os passos metodológicos da pesquisa desenvolvida com as alunas do curso de Pedagogia relativamente à produção de imagens legendadas sobre o experiência urbana das mesmas, demonstrando a possibilidade de buscarmos, nas representações sociais sobre cotidiano vivido, indicadores de (in)sustentabilidade nas cidades retratadas. Neste capítulo são apresentadas ainda as coleções temáticas que foram organizadas a partir do acervo de fotos-legenda. No quarto, quinto e sexto capítulos, as coleções temáticas são analisadas de modo a permitirem a pesquisa de indicadores socioambientais a partir das representações elaboradas pelas alunas, orientando a abordagem de alguns temas considerados pertinentes para o amadurecimento de uma agenda de educação socioambiental em espaços urbanos, de modo a buscar as rupturas necessárias para construção de projetos pedagógicos transformadores e emancipatórios, a partir de espaços escolares e não escolares. A riqueza material e simbólica das coleções de foto-legendas produzidas permitiu uma aproximação importante com o que poderíamos chamar de ideário socioambiental das alunas, indicando tanto as possibilidades, como os limites, para a consolidação de uma agenda de educação crítica que se solidarize com as demandas sociais e ambientais, não apenas das comunidades escolares imediatamente envolvidas, como de todas as populações que tem sido historicamente espoliadas na sua qualidade de vida. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | Educação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meio ambiente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crise civilizatória | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Educação e meio ambiente: a formação de professores em tempos de crise | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: