Educação e meio ambiente: a formação de professores em tempos de crise

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRangel, Mary Terezinha A. Simen-
Autor(es): dc.contributorCPF:09176772772-
Autor(es): dc.contributorTrein, Eunice Schilling-
Autor(es): dc.contributorCPF:73881988734-
Autor(es): dc.contributorAzevedo, Nyrma Souza Nunes de-
Autor(es): dc.contributorCPF:00853758700-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796346E8-
Autor(es): dc.contributorGuimarães, Mauro-
Autor(es): dc.contributorCPF:52231456722-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5382444630321221-
Autor(es): dc.contributorMettrau, Marsyl Bulkool-
Autor(es): dc.contributorCPF:06552218753-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769761A4-
Autor(es): dc.creatorBarreto, Marcos Pinheiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:23:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:23:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-02-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-02-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18240-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749225-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa defende um diálogo, que se pretende interdisciplinar, principalmente entre o marxismo, as correntes mais críticas do ambientalismo e a Teoria das Representações Sociais, do campo da Psicologia Social, com a perspectiva de contribuir para a formação de educadores capazes de compreender os nexos entre a dimensão material e simbólica da produção da existência humana, que tem no trabalho a mediação fundamental, por garantir ontologicamente a condição social dos homens, dando sentido às relações históricas entre as sociedades humanas e a natureza. O primeiro capítulo contextualiza historicamente a emergência do conceito de Educação Ambiental (EA), identificando as principais tendências que disputam estrategicamente as possibilidades político-pedagógicas da EA, além de defender uma perspectiva crítica quer na percepção da chamada crise ambiental, quer nas propostas de formação de educadores ambientais. O segundo explora um terreno comum entre a Teoria das Representações Sociais e o marxismo, demonstrando a importância do diálogo entre o senso comum e o saber acadêmico para a elaboração de estratégias pedagógicas que provoquem transformações no cotidiano vivido. Procura, ainda, estabelecer os nexos entre educação, representações sociais e cotidiano urbano no contexto de um curso de formação de professores. O terceiro apresenta os passos metodológicos da pesquisa desenvolvida com as alunas do curso de Pedagogia relativamente à produção de imagens legendadas sobre o experiência urbana das mesmas, demonstrando a possibilidade de buscarmos, nas representações sociais sobre cotidiano vivido, indicadores de (in)sustentabilidade nas cidades retratadas. Neste capítulo são apresentadas ainda as coleções temáticas que foram organizadas a partir do acervo de fotos-legenda. No quarto, quinto e sexto capítulos, as coleções temáticas são analisadas de modo a permitirem a pesquisa de indicadores socioambientais a partir das representações elaboradas pelas alunas, orientando a abordagem de alguns temas considerados pertinentes para o amadurecimento de uma agenda de educação socioambiental em espaços urbanos, de modo a buscar as rupturas necessárias para construção de projetos pedagógicos transformadores e emancipatórios, a partir de espaços escolares e não escolares. A riqueza material e simbólica das coleções de foto-legendas produzidas permitiu uma aproximação importante com o que poderíamos chamar de ideário socioambiental das alunas, indicando tanto as possibilidades, como os limites, para a consolidação de uma agenda de educação crítica que se solidarize com as demandas sociais e ambientais, não apenas das comunidades escolares imediatamente envolvidas, como de todas as populações que tem sido historicamente espoliadas na sua qualidade de vida.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectMeio ambiente-
Palavras-chave: dc.subjectCrise civilizatória-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleEducação e meio ambiente: a formação de professores em tempos de crise-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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