Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Serra, Carlos Henrique Aguiar | - |
Autor(es): dc.contributor | Suarez, Marcial Alécio Garcia | - |
Autor(es): dc.contributor | Augusto, Claudio de Farias | - |
Autor(es): dc.creator | Chalhoub, Rafael Bittencourt Nacif | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:23:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:23:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24079 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749217 | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa visa investigar, avaliar e refletir a respeito da execução de atividades educacionais nas prisões como parte das políticas públicas do Estado do Rio de Janeiro. Ao longo de meados do século XX e no início do século XXI, a educação nas prisões veio adquirindo um robusto corpo legislativo, compreendendo uma série de configurações práticas da Educação de Jovens e Adultos e dos direitos humanos. Portanto, será feito um levantamento das medidas legais que permeiam a execução dos projetos educacionais para pessoas em privação de liberdade, ressaltando a articulação do órgão estadual do Rio de Janeiro com as diretrizes federais. Neste âmbito, temos as plataformas oficiais das instituições envolvidas, fornecendo os dados qualitativos e relatórios correspondentes aos objetivos iniciais da iniciativa de ampliação da educação para os egressos do sistema prisional. Paralelamente, através de uma coleta de relatos e depoimentos de agentes educacionais presentes no cotidiano das atividades pedagógicas nos presídios do Rio de Janeiro, podemos observar que muitos dos objetivos destes projetos se veem ou incompletos ou inexistentes. Assim, buscamos compreender os frutos desta análise como um novo horizonte para os rumos da educação nas prisões, onde a realidade sensível e as querelas do cotidiano pedagógico em tais espaços impactam diretamente o tipo de sociedade que se constrói no extramuro. | - |
Descrição: dc.description | The present research aims to investigate, evaluate and reflect on the implementation of educational activities in prisons as part of the public policies of the State of Rio de Janeiro. Throughout the middle of the 20th century and the beginning of the 21st century, education in prisons has been acquiring a robust body of legislation, understanding the conceptual advances of Youth and Adult Education (EJA) and human rights. Therefore, a survey will be made of the legal measures that permeate the execution of educational projects for people in prison, highlighting the articulation of state and federal agencies. In this scope, we have the official platforms of the institutions involved, providing the qualitative data and reports corresponding to the initial objectives of the initiative to expand education for the egresses of the prison system. However, through a collection of reports and testimonials from educational agents present in the daily life of the pedagogical activities in Rio de Janeiro prisons, we can observe that many of the objectives of the projects in the area are either incomplete or nonexistent. Thus, we seek to understand the fruits of this analysis as a new horizon for the directions of education in prisons, where the sensitive reality and the quarrels of this system directly impact the type of society that is built outside the walls. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação nas prisões | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prisão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education in prisons | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public policies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Youth and Adult Education | - |
Título: dc.title | Para além dos limites da ''cela de aula'': uma análise das políticas públicas da EJA nas prisões do Rio de Janeiro na contemporaneidade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: