Uma análise a respeito da compreensão dos alunos de ensino fundamental sobre a computação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBravo, Raquel de Souza Francisco-
Autor(es): dc.contributorSalgado, Luciana Cardoso de Castro-
Autor(es): dc.contributorLyra, Adria Ramos de-
Autor(es): dc.creatorConceição, Júlia Paixão da-
Autor(es): dc.creatorNascimento, Lorenna Christ'na Araújo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:23:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:23:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13059-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749186-
Descrição: dc.descriptionEste Trabalho de Conclusão de Curso visa realizar uma breve análise dos conhecimentos de dez alunos do Ensino Fundamental II, mais precisamente 8º e 9º anos, em relação a área da Computação. Para a realização dessa análise, foi desenvolvida uma disciplina nomeada “Computação: A profissão da diversidade”, que conta com teoria aliada à prática, tendo como propósito ser um incentivo para que os alunos conheçam algumas das diversas subáreas da Computação e se interessem por seguir uma carreira nessa área, além de estimular o Pensamento Computacional. Esta disciplina contou com a criação e aplicação de algumas atividades lúdicas com o intuito de conectar a Computação com a realidade dos alunos, bem como ser uma forma mais atraente para realizar essa apresentação. Dentre alguns dos temas apresentados na disciplina, pode-se citar Grafos, Criptografia, Programação em Blocos, Programação em Python e Construção de uma Página Web. Além disso, este trabalho conta com uma análise a respeito das mulheres nos cursos de graduação em Computação, segundo alguns dados disponibilizados pelo INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas-
Descrição: dc.descriptionThis paper aims to perform a brief analysis of the knowledge of ten students of Elementary School II, more precisely 8th and 9th grade, in relation to the area of ​​Computing. To conduct this analysis, a discipline named “Computing: The Profession of Diversity” was developed, which has theory combined with practice, with the purpose of encouraging students to discover some of various areas of Computing and create in them an interest for Computing career, as well as stimulating the Computational Thinking. This discipline had application of some playful activities in order to connect students with Computing, as well as being a more attractive way to present the related topic. Some of the topics presented in the course include Graphs, Cryptography, Block Programming, Python Programming, and Web Page Building. In addition, this paper has an analysis of the presence of women in undergraduate courses related to Computing, according to some data provided by INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise de dados-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres na computação-
Palavras-chave: dc.subjectRelações de gênero-
Palavras-chave: dc.subjectInformática na educação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectMulher-
Palavras-chave: dc.subjectData analysis-
Palavras-chave: dc.subjectGender relations-
Palavras-chave: dc.subjectElementary school-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectWomen in computing-
Título: dc.titleUma análise a respeito da compreensão dos alunos de ensino fundamental sobre a computação-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.