Relato de experiência: os desafios da gestão democrática no Conselho Municipal de Educação de Angra dos Reis na construção do Plano Municipal de Educação 2015-2025

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCraveiro, Clarissa Bastos-
Autor(es): dc.contributorEletério, Lucia Helena Abreu-
Autor(es): dc.contributorUhmann, Silvana Matos-
Autor(es): dc.creatorSousa, Danielly dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:23:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:23:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6899-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749184-
Descrição: dc.descriptionO texto relata a experiência da autora enquanto estagiária do Conselho Municipal de Educação (CME) de Angra dos Reis no período de quase um ano e traz reflexões sobre vivências que foram formativas e contribuíram para a expansão da compreensão do que se entende como um conselho de educação, como se dá seu cotidiano de atuação como órgão integrante do sistema municipal de educação, onde ele se encaixa e qual a sua contribuição para a construção de uma educação nacional de qualidade que siga os parâmetros estabelecidos por lei. E relatar as especificidades do CME de Angra dos Reis quanto a sua organização interna de trabalho e câmaras que compõe o conselho. Utilizando-se da observação, que acaba sempre influenciada pela subjetividade do observador, e utilizando-se de um caderno de campo para registro, o relato de experiência apresenta relevância na medida em que o pesquisador está inserido no cotidiano do objeto estudado durante a graduação e busca discutir sobre essas experiências a partir de conceitos do campo da gestão, como a gestão democrática e participativa da educação que envolve a comunidade na gestão municipal da educação, relação e articulação entre o poder local e o poder central, que envolve a autonomia e especificidades dos municípios; as legislações nacionais que regulamentam o regime de colaboração em que se organiza o Brasil. E os sistemas de ensino e a estrutura de um sistema municipal de educação. Além de apresentar brevemente o que seja um plano municipal de educação, quais são as motivações, objetivos envolvidos e sua importância na construção e manutenção de uma educação de qualidade. Embora o texto disserte brevemente a respeito de outras experiências do cotidiano do conselho, o foco dado a esse presente trabalho é a atuação do Conselho Municipal de Angra dos Reis na construção do atual Plano Municipal de Educação do município-
Descrição: dc.descriptionThis text report the author's experience as intern of the Municipal Educational Board of Angra dos Reis for about one year and present thoughts about life experience that was formative and helpful to improve the knowledge about an educational board, how its daily routine as one city's educational system organization works, where does it fit and what it does to contribute for the creation of a hight quality nacional education that follows the parameters of the law. Also report the Municipal Educational Board of Angra dos Reis specificities about its internal work structure and groups that composes the board. Using the observation, that someway is aways influenced by the spectator subjective, and a notebook to register, the report of the experience shows relevance since the researcher is inside the daily routine of the object analyzed during the course, and has the purpose of dicuss about theses experiences from concepts of the management area, as the democratic and participative management of education that involves the community on the city's education management, relation and articulation between local power and central power, that involves the autonomy and specificities of the Cities, the nacional legislations that rules the regime of collaboration which is organized in Brazil. Along with the teaching systems and the structure of a City System of education. Besides that, briefly present what a municipal educational plan is, what are its incentives, objectives relateds and its value in the creation and the maintenance of a high quality education. Although the text briefly talks about others experiences of the board's daily routine, the focus given to this reasearch is the performance of the Municipal Educational Board of Angra dos Reis in the creation of the current Municipal Educational Plan of the city-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherAngra dos Reis-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGestão democrática-
Palavras-chave: dc.subjectConselho Municipal de Educação-
Palavras-chave: dc.subjectPlano Municipal de Educação-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectDemocratic management-
Palavras-chave: dc.subjectMunicipal Education Board-
Palavras-chave: dc.subjectMunicipal Education Plan-
Título: dc.titleRelato de experiência: os desafios da gestão democrática no Conselho Municipal de Educação de Angra dos Reis na construção do Plano Municipal de Educação 2015-2025-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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