Formação de professores para a educação básica no Brasil : projetos em disputa, 1987-2001

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFávero, Osmar-
Autor(es): dc.contributorCPF:02753766720-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4783059E8-
Autor(es): dc.contributorScheibe, Leda-
Autor(es): dc.contributorCPF:45355698322-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9100164825967718-
Autor(es): dc.contributorNeves, Lúcia Maria Wanderley-
Autor(es): dc.contributorCPF:00656564422-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788253Z0-
Autor(es): dc.contributorDourado, Luiz Fernandes-
Autor(es): dc.contributorCPF:74857238422-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1883931901388039-
Autor(es): dc.contributorPaixão, Léa Pinheiro-
Autor(es): dc.contributorCPF:00178306649-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4781198H6-
Autor(es): dc.creatorSilva, Andréia Ferreira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:23:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:23:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-01-22-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17069-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749182-
Descrição: dc.descriptionA sociedade brasileira vem sendo marcada, em linhas gerais, desde a segunda metade da década de 1970, pela existência e confronto de dois projetos de sociedade e de educação: o projeto liberal-corporativo e o projeto democrático de massas. Nos marcos do neoliberalismo, o primeiro projeto, defende o Estado como gestor da livre expansão do capital e a focalização das políticas sociais nos setores mais pobres da população. O segundo defende a efetivação de novas relações sociais pelas quais o acesso aos direitos seja garantido numa perspectiva universal. A partir da análise do processo de discussão das políticas educacionais desde a elaboração da Constituição de 1988 até o ano de 2001, o presente estudo avaliou como se deu o confronto destes dois projetos societais na definição das políticas para a formação de professores no país. Partindo deste objetivo e utilizando o conceito de Estado de Antonio Gramsci, a pesquisa foi norteada pela identificação do conteúdo das propostas para a formação docente oriundas da sociedade civil, tanto nos aparelhos do campo do trabalho quanto do campo do capital, e do aparelho de Estado nas diferentes conjunturas analisadas. Além disso, investigou o grau de organicidade das propostas para a formação de professores dos diferentes sujeitos históricos envolvidos neste debate.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas Educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectMovimentos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectformação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleFormação de professores para a educação básica no Brasil : projetos em disputa, 1987-2001-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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