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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Fávero, Osmar | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:02753766720 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4783059E8 | - |
Autor(es): dc.contributor | Scheibe, Leda | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:45355698322 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9100164825967718 | - |
Autor(es): dc.contributor | Neves, Lúcia Maria Wanderley | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:00656564422 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788253Z0 | - |
Autor(es): dc.contributor | Dourado, Luiz Fernandes | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:74857238422 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1883931901388039 | - |
Autor(es): dc.contributor | Paixão, Léa Pinheiro | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:00178306649 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4781198H6 | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Andréia Ferreira da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:23:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:23:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-01-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17069 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749182 | - |
Descrição: dc.description | A sociedade brasileira vem sendo marcada, em linhas gerais, desde a segunda metade da década de 1970, pela existência e confronto de dois projetos de sociedade e de educação: o projeto liberal-corporativo e o projeto democrático de massas. Nos marcos do neoliberalismo, o primeiro projeto, defende o Estado como gestor da livre expansão do capital e a focalização das políticas sociais nos setores mais pobres da população. O segundo defende a efetivação de novas relações sociais pelas quais o acesso aos direitos seja garantido numa perspectiva universal. A partir da análise do processo de discussão das políticas educacionais desde a elaboração da Constituição de 1988 até o ano de 2001, o presente estudo avaliou como se deu o confronto destes dois projetos societais na definição das políticas para a formação de professores no país. Partindo deste objetivo e utilizando o conceito de Estado de Antonio Gramsci, a pesquisa foi norteada pela identificação do conteúdo das propostas para a formação docente oriundas da sociedade civil, tanto nos aparelhos do campo do trabalho quanto do campo do capital, e do aparelho de Estado nas diferentes conjunturas analisadas. Além disso, investigou o grau de organicidade das propostas para a formação de professores dos diferentes sujeitos históricos envolvidos neste debate. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | Educação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas Educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimentos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Formação de professores para a educação básica no Brasil : projetos em disputa, 1987-2001 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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