Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Julião, Elionaldo Fernandes | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Mônica Dias Peregrino | - |
Autor(es): dc.contributor | Bezerra, Amélia Cristina Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Ênio José Serra dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Marcos Marques de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8250121410855246 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8517681757007026 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8517681757007026 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0220219029048296 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0009821613766005 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2886910172331641 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3952286468152214 | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Marcelo André de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:23:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:23:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15793 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749179 | - |
Descrição: dc.description | Tomando como questão central o território esta dissertação tem como objetivo, através da análise das características dos alunos matriculados na Educação de Jovens e adultos (EJA) no ensino médio da rede estadual na Zona Norte do município do Rio de Janeiro, contribuir para as discussões no campo da diversidade, desigualdade social e educação. Em síntese, o trabalho tem como hipótese o pressuposto que os discentes desta modalidade apresentam regularidades que podem variar de acordo com o território. Em diálogo com autores como Julião (2016), Carrano (2015), Peregrino (2014), Haddad (2000), Di Pierro (2000), Saquet (2013), Santos (2007), Haesbaert (2004) e Souza (1995), esta dissertação apresenta a análise de 27 variáveis contidas no banco de dados produzido para a pesquisa “Escola, Trabalho e território: elementos para a compreensão dos modos de transição para a vida adulta de jovens em ‘defasagem escolar’ no Rio de Janeiro” focando especialmente na busca de tendências e diferenças espaciais presentes no território em estudo. Em resumo, a pesquisa ressalta que as diferenças espaciais revelam diversidades, que por estarem associadas a indicadores como sexo, cor, idade e renda, evidenciam desigualdades sócio-espaciais intra-urbana no território municipal que em última instância ecoam dentro das escolas | - |
Descrição: dc.description | Taking as a central question the territory this dissertation aims, through the analysis of the characteristics of students enrolled in Youth and Adult Education (EJA) in the high school of the state network in the Northern Zone of the municipality of Rio de Janeiro, contribute to the discussions in the field of diversity, social inequality and education. In synthesis, the work has as hypothesis the presupposition that the students of this modality present regularities that can vary according to the territory. In a dialogue with authors like Julião (2016), Carrano (2015), Peregrino (2014), Haddad (2000), Di Pierro (2000), Saquet (2013), Santos (2007), Haesbaert (2004) and Souza (1995), this dissertation presents the analysis of 27 variables contained in the database produced for the research "School, Work and territory: elements for understanding the modes of transition to adult life of young people in 'school lag' in Rio de Janeiro" focusing especially in the search for spatial tendencies and differences present in the territory under study. In summary, the research emphasizes that spatial differences reveal diversities, which, because they are associated with indicators such as sex, color, age and income, show intra-urban socio-spatial inequalities in the municipal territory that ultimately echo within schools | - |
Descrição: dc.description | 120 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Território | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diversidades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diversidade cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Território | - |
Palavras-chave: dc.subject | Youth and adult education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Secondary education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Territory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diversities | - |
Título: dc.title | A educação de jovens e adultos no ensino médio na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro: um olhar a partir da dimensão territorial | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: