Recursos audiovisuais em simulações computacionais como alternativa à universalização do ensino Interativo em física para Pessoas com Necessidades de Saúde Especiais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Paulo Simeão de Oliveira de-
Autor(es): dc.contributorSantos, Maria João Farias Leite Dias dos-
Autor(es): dc.contributorSantos, Angela Maria dos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6571599120907092-
Autor(es): dc.creatorSantos, Léo Rodrigues Macena dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:23:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:23:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-25-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/32929-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749166-
Descrição: dc.descriptionÉ cada vez mais frequente o desenvolvimento de recursos educacionais para alunos com dificuldades específicas de aprendizagem. Entretanto, existe um número insuficiente de recursos digitais adaptados para este público com diferentes necessidades. O presente trabalho pretendeu desenvolver simulações de física adaptadas em especial para alunos com dislexia e/ou discalculia, e estudar o efeito que os recursos audiovisuais integrados às simulações podem ter no processo de aprendizagem da física. Para tal, foram criadas duas simulações autoexecutáveis em Java com a temática de mecânica, em específico “Queda e ascensão dos corpos” e “Pêndulo simples”, em que são usados sons específicos para a substituição sensorial visual-auditiva na animação das simulações, bem como uma assistente virtual para leitura dos textos inseridos nas simulações. Foi também criada uma versão sem estes recursos para efeitos comparativos. Terminada a construção dos materiais, as simulações foram apresentadas a alunos de diferentes contextos os quais, por inquérito, responderam qualitativamente a questões sobre a simulação e os recursos audiovisuais. Foi feita também uma entrevista com um dos professores das turmas que utilizaram uma das simulações para perceber o valor pedagógico da simulação na experiência dele. Os resultados revelam a integração de recursos visuais em simulações como um benefício, em especial para os alunos inquiridos com dislexia, reforçando a aprendizagem multissensorial para este público, amplamente defendida na literatura. Os resultados também apontam para uma forma segura de adaptar recursos digitais para alunos com dificuldades de aprendizagem, em especial disléxicos e não só, através da substituição sensorial visual-auditiva. Assim, esta revela-se uma área com potencialidades para exploração de diferentes adaptações que podem ser feitas com estes recursos.-
Descrição: dc.description78 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectrecursos audiovisuais, TICs, dislexia,ensino de física, dificuldades de aprendizagem, substituição sensorial, esdudante NEE-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial, Dislexia, Ensino de física, Porcesso de ensino-aprendizagem, Tecnologia educacional-
Título: dc.titleRecursos audiovisuais em simulações computacionais como alternativa à universalização do ensino Interativo em física para Pessoas com Necessidades de Saúde Especiais-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.