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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Paulo Simeão de Oliveira de | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Maria João Farias Leite Dias dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Angela Maria dos | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6571599120907092 | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Léo Rodrigues Macena dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:23:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:23:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/32929 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749166 | - |
Descrição: dc.description | É cada vez mais frequente o desenvolvimento de recursos educacionais para alunos com dificuldades específicas de aprendizagem. Entretanto, existe um número insuficiente de recursos digitais adaptados para este público com diferentes necessidades. O presente trabalho pretendeu desenvolver simulações de física adaptadas em especial para alunos com dislexia e/ou discalculia, e estudar o efeito que os recursos audiovisuais integrados às simulações podem ter no processo de aprendizagem da física. Para tal, foram criadas duas simulações autoexecutáveis em Java com a temática de mecânica, em específico “Queda e ascensão dos corpos” e “Pêndulo simples”, em que são usados sons específicos para a substituição sensorial visual-auditiva na animação das simulações, bem como uma assistente virtual para leitura dos textos inseridos nas simulações. Foi também criada uma versão sem estes recursos para efeitos comparativos. Terminada a construção dos materiais, as simulações foram apresentadas a alunos de diferentes contextos os quais, por inquérito, responderam qualitativamente a questões sobre a simulação e os recursos audiovisuais. Foi feita também uma entrevista com um dos professores das turmas que utilizaram uma das simulações para perceber o valor pedagógico da simulação na experiência dele. Os resultados revelam a integração de recursos visuais em simulações como um benefício, em especial para os alunos inquiridos com dislexia, reforçando a aprendizagem multissensorial para este público, amplamente defendida na literatura. Os resultados também apontam para uma forma segura de adaptar recursos digitais para alunos com dificuldades de aprendizagem, em especial disléxicos e não só, através da substituição sensorial visual-auditiva. Assim, esta revela-se uma área com potencialidades para exploração de diferentes adaptações que podem ser feitas com estes recursos. | - |
Descrição: dc.description | 78 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | recursos audiovisuais, TICs, dislexia,ensino de física, dificuldades de aprendizagem, substituição sensorial, esdudante NEE | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial, Dislexia, Ensino de física, Porcesso de ensino-aprendizagem, Tecnologia educacional | - |
Título: dc.title | Recursos audiovisuais em simulações computacionais como alternativa à universalização do ensino Interativo em física para Pessoas com Necessidades de Saúde Especiais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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