Matematicar em mares literários: um mapeamento de pesquisas em educação matemática com leituras literárias em sala de aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSoares, Flávia dos Santos-
Autor(es): dc.contributorDassie, Bruno Alves-
Autor(es): dc.contributorCarneiro, Reginaldo Fernando-
Autor(es): dc.contributorKindel, Dora Soraia-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Helemy do Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:23:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:23:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31488-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749162-
Descrição: dc.descriptionÉ consenso, sobretudo na área da educação, a importância da leitura nos diversos campos do saber e, dessa forma, não há como pensarmos em compartilhar qualquer conhecimento sem a presença de algum tipo de prática de leitura no processo. Particularmente, no que se refere à aquisição de conhecimentos matemáticos, percebemos a língua materna e a linguagem matemática como complementares entre si, possuindo uma interação nata. Partindo deste contexto, esta dissertação teve como objetivo geral a caracterização dos livros que possibilitam a aquisição de conhecimentos matemáticos na escola, com particular interesse nos livros de leitura literária, investigando seus usos na Educação Matemática em pesquisas acadêmicas brasileiras. Navegando pela importância da leitura para a aquisição de conhecimentos matemáticos, caracterizamos a produção literária utilizada e/ou indicada para o trabalho com Matemática na escola. Para tal, realizamos uma pesquisa qualitativa bibliográfica exploratória buscando conhecer as políticas públicas de acesso ao livro e à leitura, e um mapeamento de teses e dissertações em Educação Matemática que se utilizam dos livros de leitura literária em sala de aula. Fato este que nos proporcionou um verdadeiro Matematicar em mares literários. Este trabalho está embasado teoricamente, nos campos da história da educação, mais precisamente história da leitura, da alfabetização, do livro e sua escolarização.-
Descrição: dc.descriptionThere is a consensus, especially in the area of education, about the importance of reading in the different fields of knowledge and, therefore, there is no way we can think about sharing any knowledge without the presence of some type of reading practice in the process. Particularly, with regard to the acquisition of mathematical knowledge, we perceive the mother tongue and mathematical language as complementary to each other, having an innate interaction. Starting from this context, this dissertation had as its general objective the characterization of books that enable the acquisition of mathematical knowledge at school, with particular interest in literary reading books, investigating their uses in Mathematics Education in Brazilian academic research. Navigating the importance of reading for the acquisition of mathematical knowledge, we characterize the literary production used and/or recommended for working with Mathematics at school. To this end, we carried out an exploratory qualitative bibliographic research seeking to understand public policies on access to books and reading, and a mapping of theses and dissertations in Mathematics Education that use literary reading books in the classroom. This fact provided us with true Mathematics in literary seas. This work is theoretically based on the fields of the history of education, more precisely the history of reading, literacy, books and schooling.-
Descrição: dc.description137 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectLivros de Leitura Literária-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas Públicas-
Palavras-chave: dc.subjectEspaços Escolares-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectSala de aula-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics Education-
Palavras-chave: dc.subjectLiterary Reading Books-
Palavras-chave: dc.subjectPublic Policy-
Palavras-chave: dc.subjectSchool Spaces-
Título: dc.titleMatematicar em mares literários: um mapeamento de pesquisas em educação matemática com leituras literárias em sala de aula-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.