Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Rodrigo Torquato da | - |
Autor(es): dc.contributor | Serra, Dayse Carla Genero | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Dagmar de Mello e | - |
Autor(es): dc.creator | Ceia, Karina Martins Lopes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:22:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:22:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-03-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-03-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/1495 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749156 | - |
Descrição: dc.description | "Alfabetização entre gestos e silêncio audíveis: Uma breve análise da alfabetização para surdos em Angra dos Reis" é um Trabalho de Conclusão de Curso que tem por objetivo tentar compreender como os surdos que estudam na escola Municipal de Educação de Surdos (EMES) aprendem a ler e a escrever, não contando com a fonética, supostamente fundamental para a decodificação dos grafismos. Nesta pesquisa, busco resgatar um breve histórico sobre educação de surdos no decorrer dos anos no mundo, no Brasil e no Rio de Janeiro, e por fim, em Angra dos Reis. Reflito sobre o processo da aquisição da língua escrita - português, pelos surdos adultos, suas dificuldades, articulando e dialogando com estudiosos da aprendizagem e da alfabetização, criando uma ponte com minha experiência de aproximadamente dois anos em uma turma de Inclusão, numa escola de Educação profissional, atuando como intérprete de Libras | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Angra dos Reis | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surdez | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização de surdos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Angra dos Reis (RJ) | - |
Título: dc.title | Alfabetização entre gestos e silêncios audíveis: uma breve análise da alfabetização para surdos em Angra dos Reis | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: