Oficina de experimentos para o ensino de química com a temática: a química na cidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Leonardo Moreira da-
Autor(es): dc.contributorCouto, Lívia Guimarães-
Autor(es): dc.contributorChinelli, Maura Ventura-
Autor(es): dc.contributorSilva, Rafael Ferreira da-
Autor(es): dc.creatorMello, João Victor Silveira Bloomfield de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:22:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:22:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-10-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30751-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749147-
Descrição: dc.descriptionO ensino de química tradicional nas escolas de ensino médio geralmente preconiza a memorização de informações com pouca contextualização, o que desmotiva e distancia o aluno do processo de aprendizagem. Metodologias alternativas de ensino ao ensino tradicional de química têm sido utilizadas para aumentar a compreensão, motivação e interesse dos alunos sobre a disciplina. Com o objetivo de auxiliar o ensino de química de modo contextualizado, interessante e aplicado foi confeccionada uma oficina temática. A oficina é composta pela realização de experimentos, de baixo custo, para motivar os estudantes e tornar o trabalho do professor mais prático, catalisando, assim, o aprendizado de química. Foi escolhido como tema da oficina a Química na Cidade, pois temas que remetem a ambientes do cotidiano dos alunos acabam por despertar maior interesse. As atividades da oficina foram aplicadas em alunos da rede pública do ensino médio do estado do Rio de Janeiro, visando abranger os conteúdos de número de oxidação, funções orgânicas, equilíbrio químico, pH, soluções, reações redox, propriedades periódicas, dissolução e separação de fases, cinética química, oxidação, ácidos e bases e estados físicos da matéria. A aplicabilidade dos experimentos também foi avaliada, apontando o quão seguros são os experimentos. Através da análise de questionários diagnósticos e das observações em sala de aula, ficou notório que o ensino se torna mais dinâmico, as relações entre aluno-aluno e aluno-professor se tornam mais agradáveis e a o aprendizado fica mais significativo. A oficina valoriza a participação dos alunos como protagonistas da produção de conhecimento mediado pelo professor, através de discussões dos resultados dos experimentos.-
Descrição: dc.descriptionTraditional chemistry teaching in high schools generally advocates memorizing information with little context, which discourages and distances the student from the learning process. Alternative chemistry teaching methodologies have been used to increase student's understanding, motivation and interest in the subject. With the objective of helping the teaching of chemistry in a contextualized, interesting and applied way, a thematic workshop was created. The workshop consists of conducting low-cost experiments to motivate students and make the teacher's work more practical, thus catalyzing chemistry learning. Chemistry in the City was chosen as the theme of the workshop, as themes that refer to student's everyday environments end up arousing greater interest. The workshop activities were applied to public high school students in the state of Rio de Janeiro, aiming to cover the contents of oxidation number, organic functions, chemical balance, pH, solutions, redox reactions, periodic properties, dissolution and separation of phases, chemical kinetics, oxidation, acids and bases and physical states of matter. Through the analysis of diagnostic questionnaires and observations in the classroom, it became clear that teaching becomes more dynamic, relations between student-student and student-teacher become more pleasant and learning becomes more meaningful. The applicability of the experiments was also evaluated, pointing out how safe experiments are. The workshop values ​​the participation of students as protagonists in the production of knowledge mediated by the teacher, through discussions of the results of the experiments.-
Descrição: dc.description91 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica, Ensino Médio, Experimentos, Motivação, Aprendizagem Contextualizada-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química, Prática de ensino, Experimento químico, Processo de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry, High School, Experiments, Motivation, Contextualized Learning-
Título: dc.titleOficina de experimentos para o ensino de química com a temática: a química na cidade-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.