Energia nuclear: construindo um roteiro para divulgação científica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Carlos Magno Rocha-
Autor(es): dc.contributorValverde, Alessandra Leda-
Autor(es): dc.contributorSilva, Rafael Ferreira da-
Autor(es): dc.contributorLatini, Rose Mary-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, João Vitor Soares Leite Lanzarini de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:22:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:22:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21758-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749123-
Descrição: dc.descriptionEsse trabalho buscou elaborar um roteiro de vídeo sobre a energia nuclear, principalmente em sua aplicação na indústria elétrica, para divulgação científica sobre esse conteúdo. A metodologia do trabalho contou com três principais etapas. Na primeira realizou-se uma breve revisão bibliográfica para investigar as publicações de artigos e trabalhos que tratassem do uso de vídeo em divulgação científica dos últimos dez anos. As fontes de pesquisa selecionadas foram as seguintes revistas e eventos científicos: Journal of Science Communication, Journal of Chemical Education, Química Nova na Escola, Revista Ciência Hoje, Revista Galileu, Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Nesse caso, podemos dizer que poucos são os trabalhos publicados na produção de vídeo de divulgação científica sobre o referido tema, demonstrando a importância na produção de roteiros sobre o assunto. Diante disso, na segunda etapa desse trabalho preparou-se uma pesquisa de opinião via internet, através de questionário com enfoque na energia nuclear, para avaliar qualitativamente as respostas do público em geral sobre perguntas relevantes à energia nuclear. O questionário continha 13 perguntas e foi aplicado por 21 dias (3 semanas). Responderam ao questionário 161 pessoas. Das respostas, podemos concluir que de forma geral parte de público se respaldou em estereótipos e senso comum da energia nuclear. Consequentemente, na terceira etapa, construiu-se um roteiro para vídeo, híbrido de documentário com ficção, que eventualmente dialogasse com o público em geral sobre princípios e perspectivas da área do conhecimento em questão. O roteiro foi elaborado considerando-se as respostas ao questionário diagnóstico aplicado na segunda etapa. Acreditamos que o roteiro produzido possa vir a ser usado na produção de um vídeo que seja de interesse para a divulgação científica de ideias ligadas à energia nuclear-
Descrição: dc.descriptionThis work sought to develop a video script about nuclear energy, mainly in its application in the electrical industry, for scientific dissemination of this content. The work methodology had three main stages. In the first, a brief bibliographic review was carried out to investigate the publications of articles and works that dealt with the use of video in scientific dissemination of the last ten years. The selected research sources were the following journals and scientific events: Journal of Science Communication, Journal of Chemical Education, Revista Química Nova na Escola, Revista Ciência Hoje, Revista Galileu, Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. In this case, we can say that there are few works published in the production of scientific dissemination video on the referred topic, demonstrating the importance in the production of scripts on the subject. Therefore, in the second stage of this work, an opinion poll via the internet was prepared, through a questionnaire focused on nuclear energy, to qualitatively assess the responses of the public on questions relevant to nuclear energy. The questionnaire contained 13 questions and was applied for 21 days (3 weeks). 161 people answered the questionnaire. From the responses, we can conclude that in general, part of the public was supported by stereotypes and common sense of nuclear energy. Consequently, in the third stage, a video script was constructed, a hybrid of documentary with fiction, that eventually dialogued with the public on principles and perspectives of the area of knowledge in question. The script was prepared considering the answers to the diagnostic questionnaire applied in the second stage. We believe that the script produced can be used in the production of a video that can contribute to the scientific dissemination of ideas related to nuclear energy-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnergia nuclear-
Palavras-chave: dc.subjectDivulgação científica-
Palavras-chave: dc.subjectRoteiro-
Palavras-chave: dc.subjectVídeo-
Palavras-chave: dc.subjectEnergia nuclear-
Palavras-chave: dc.subjectDivulgação científica-
Palavras-chave: dc.subjectVídeo em educação-
Palavras-chave: dc.subjectNuclear energy-
Palavras-chave: dc.subjectScientific dissemination-
Palavras-chave: dc.subjectScript-
Palavras-chave: dc.subjectVideo-
Título: dc.titleEnergia nuclear: construindo um roteiro para divulgação científica-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.