Das trincheiras da guerra civil às interseções literárias: leitura de Réquiem por un campesino espanõl, de Ramón J. Sender e Cinco horas con Mario, de Miguel Delibes

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNascimento, Magnólia Brasil Barbosa do-
Autor(es): dc.contributorPeres, Lygia Rodrigues Vianna-
Autor(es): dc.contributorRezende, Eline Marques-
Autor(es): dc.contributorSilva, Maria da Glória Franco Gonçalves da-
Autor(es): dc.contributorAbreu, Isabela Maria de-
Autor(es): dc.creatorArruda, Michele Fonseca de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:22:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:22:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-19-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-19-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3679-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749091-
Descrição: dc.descriptionA Guerra Civil, que devastou a Espanha entre os anos de 1936 e 1939, e a posterior implantação do regime autoritário que dominou o país por quase quatro décadas, figuram entre os eventos mais catastróficos do século XX e que mais representações ganharam no âmbito das artes. Muitas dessas expressões artísticas foram produzidas no calor da guerra ou nos imediatos anos que a sucederam, mas, ao longo das oito décadas que nos separam do início do conflito, foram e continuam sendo produzidas cada vez mais obras que retratam os embates ideológicos entre las dos Españas. Da ampla gama de textos que versam sobre o conflito, destacamos duas narrativas produzidas em momentos específicos da vida cultural hispânica: Réquiem por un campesino español (1952), de Ramón J. Sender, publicada no México, durante o exílio de seu autor, e Cinco horas con Mario (1966), de Miguel Delibes, publicada na Espanha, em plena vigência da ditadura franquista. Essas narrativas, elaboradas em função dos mesmos motivos, mas em conjunturas distintas, respondem a demandas próprias de cada circunstância, portanto, os conteúdos e as formas que se criam para representá-los dialogam com as (im)possibilidades de representar os horrores de uma batalha fratricida. Nesta tese, queremos estabelecer a relação de cada uma das obras com a representação da Guerra Civil Espanhola, destacando os aspectos formais e a arquitetura textual das narrativas para estabelecer a tensão entre os dois momentos na literatura espanhola de pós-guerra: a produção literária da Espanha peregrina e a da era franquista, a fim de indicar as relações entre história, memória e literatura através da expressão narrativa dos dois segmentos em causa-
Descrição: dc.descriptionThe Spanish Civil War, which devastated Spain from 1936 to 1949, along with the subsequent establishment of a totalitarian regime that ruled the country for almost four decades, are both high on the list of the most catastrophic events of the 20th century, being widely portrayed by the world of the arts. Many of these works of art were created during the war; others were produced during the immediate post-war period. Nevertheless, during the eight decades that went by since these events took place, the production of such artistic pieces has significantly increased, especially the ones which depict the ideological conflict between “the two Spains” (las dos Espanãs). Among the wide variety of texts that deal with this conflict, two novels, each written in different and specific moments of the Hispanic cultural life, should be pointed out: Réquiem por un campesino español (1952), by Ramón J. Sender, published in Mexico during Sender’s exile, and Cinco horas con Mario (1966), by Miguel Delibes, published in Spain under General Franco’s dictatorship. These two novels, inspired by the same reasons but produced under different circumstances, meet the demands of the particular situations regarding their authors; therefore, both form and content in these novels are meant to cope with the “(im)possibility” of conveying the horrors of a fratricidal war. In this thesis, we wish to establish how each of these novels manages to portray the Spanish Civil War, highlighting the specific characteristics of both form and content in each text, so as to reveal the tension between these two kinds of literary productions of the post-war period: the works of the so-called España peregrina (“Pilgrim Spain”), and those produced under the Franco regime. In this way, we wish to bring to light the way in which history, memory, and literature are integrated through these different types of narrative expression-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentação literária-
Palavras-chave: dc.subjectGuerra civil espanhola-
Palavras-chave: dc.subjectRéquiem por un campesino español, Ramón J. Sender-
Palavras-chave: dc.subjectCinco horas con Mario, Miguel Delibes-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura espanhola-
Palavras-chave: dc.subjectGuerra civil-
Palavras-chave: dc.subjectSender, Ramón J., 1901-1982. Réquiem por un campesino español-
Palavras-chave: dc.subjectDelibes, Miguel, 1920-2010. Cinco horas con Mario; crítica e interpretação.-
Palavras-chave: dc.subjectTrincheiras-
Palavras-chave: dc.subjectLiterary representation-
Palavras-chave: dc.subjectThe Spanish Civil War-
Título: dc.titleDas trincheiras da guerra civil às interseções literárias: leitura de Réquiem por un campesino espanõl, de Ramón J. Sender e Cinco horas con Mario, de Miguel Delibes-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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