Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ventura, Jaqueline Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Adriana Barbosa da | - |
Autor(es): dc.creator | Fonseca, Thaynara Rodrigues da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:22:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:22:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24561 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749090 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho monográfico aborda o entrecruzamento de duas temáticas: a Educação de Jovens e Adultos e a escola do/no campo. Mais especificamente, o trabalho ora apresentado tem como objetivo identificar e analisar como ocorre a efetivação do direito à EJA, bem como, à escola do/no campo para os jovens e adultos trabalhadores e o dever do poder público em ofertar a modalidade na rede pública municipal de Silva Jardim/RJ. A elaboração desse estudo deu-se por meio de pesquisa bibliográfica e de campo com entrevistas semiestruturadas. Organizado em três capítulos, o primeiro deles apresenta os aspectos teóricos sobre os principais conceitos desse estudo, com destaque ao movimento da Educação Popular. O segundo aborda a concepção da Educação Básica como um direito de todos e o terceiro apresenta dados específicos sobre o município de Silva Jardim, bem como, uma parte da sua história e as respostas obtidas no exercício de realização de entrevistas semiestruturadas com profissionais da educação pública no município em diálogo com alguns autores, como por exemplo, Araújo (2012), Caldart (2009) e Paludo (2012). Por último estão as considerações finais que se colocam sobre a defesa de uma educação capaz de atender as diferentes demandas da sociedade, de possibilitar uma nova forma de enxergar e entender o mundo ao nosso redor a fim de transformá-lo. | - |
Descrição: dc.description | This monographic work deals with the intersections and common difficulties of two themes, wich based this workpiece: adulthood education (Educação de Jovens e Adultos - EJA) and Countryside Education (Escola do Campo). More specifically, this piece aims to identify and analyse how the right to EJA and Countryside Education is made effective, and the duty of public authority in offering both modalities in the Municipal Education System of Silva Jardim/RJ. This study was elaborated through bibliographical and field research with semistructured interviews. It was organized into three chapters: first one presents the theoretical aspects of this study’s main concepts, with emphasis on the Popular Education movement; chapter two approaches the conception of Basic Education as a universal right; and chapter three presents specific data about the municipality of Silva Jardim, as well as a part of city’s history, and the answers obtained with the semi-structured interviews with public education professionals of Silva Jardim, in dialogue with authors such as Araújo (2012), Caldart (2009) and Paludo (2012). Finally, final considerations advocate for an education system capable of meeting the different demands of society, and enable a new way of seeing and understanding the world around us in order to transform it | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | EJA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Silva Jardim | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola do/no campo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Silva Jardim (RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | EJA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Silva Jardim | - |
Palavras-chave: dc.subject | Countryside Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public politics | - |
Título: dc.title | A educação de jovens e adultos e a escola do/no campo: aproximações com a EJA no município de Silva Jardim/RJ | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: