Educação inclusiva no ensino de ciências: propostas em diálogo com a abordagem CTS

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNascimento, Tatiana Galieta-
Autor(es): dc.contributorNascimento, Gabriela Ventura da Silva-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lucia da Cruz de-
Autor(es): dc.creatorMonteiro, Miriam Medeiros-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:22:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:22:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-04-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32555-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749087-
Descrição: dc.descriptionEsta é uma investigação qualitativa que visa identificar aspectos convergentes entre a educação científica na abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e a Educação Inclusiva que demonstrem as possibilidades de articulação entre esses dois campos educacionais em turmas regulares que acolham estudantes com Necessidades Educativas Específicas. Para tal, a autora recorreu a fundamentação teórica nas áreas de ensino de Ciências da Natureza, segundo a abordagem CTS e da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, encontrando nos objetivos educacionais de formação para a cidadania e do desenvolvimento da autonomia o ponto de ancoragem entre essas duas áreas. Alguns princípios pedagógicos também constituem pontos de interseções entre elas, como: a interdisciplinaridade, a crítica ao paradigma da modernidade, o ensino ativo, dialógico e integrador, o trabalho coletivo e a utilização de conhecimentos prévios. Buscou-se ainda conhecer o que se tem produzido de propostas didáticas na interseção entre a abordagem CTS e a Inclusão, perscrutando por teses e dissertações presentes no banco da Capes que apresentassem propostas práticas dentro do ensino de Ciências para a Educação Inclusiva a partir do Enfoque CTS no Ensino Fundamental. Foi possível perceber que há pouca produção de materiais com essa finalidade e o que tem sido produzido é majoritariamente voltado para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e não para as classes regulares. A partir destas considerações, foi possível construir um guia didático para professores de Ciências do Ensino Fundamental utilizando-se da abordagem CTS e com vistas à Inclusão em salas de aula regulares. Tal guia passou por processo de validação de conteúdo por especialistas, tendo sido considerado apto a ser utilizado por professores do Ensino Fundamental com vistas a um ensino de Ciências inclusivo.-
Descrição: dc.descriptionThis is qualitative research that aims to identify convergent aspects between scientific education in the STS approach and Inclusive Education that demonstrate the possibilities of articulation between these two educational fields in regular classes that welcome students with Specific Educational Needs. To this end, the author used the theoretical foundation in the areas of Science Teaching, according to the approach in Science, Technology and Society (STS) and of Special Education in the Perspective of Inclusive Education, educational goals for citizenship and the development of autonomy the anchor point between these two areas. Some pedagogical principles are also intersections between them, such as: interdisciplinarity, criticism of the paradigm of modernity, active, dialogical and integrative teaching, collective work and the use of previous knowledge. There was also a concern to know what has been produced from didactic proposals at the intersection between the STS approach and the Inclusion, looking for theses and dissertations present in the Capes database that present practical proposals within the Science Teaching for Inclusive Education from the STS Approach in Elementary School. It was possible to notice that there is little production of materials for this purpose and what has been produced is mainly focused on the Specialized Educational Service (SES) and not on the regular classes. From these considerations, it was possible to build a didactic guide for Elementary School Science teachers based on the STS approach and aiming at inclusion in regular classrooms. This guide went through a content validation process by experts, and was considered suitable for use by elementary school teachers with a view to inclusive Science teaching.-
Descrição: dc.description150 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSequências didáticas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem CTS-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da Ciência-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa científica-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic sequences-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Palavras-chave: dc.subjectSTS approach-
Palavras-chave: dc.subjectElementary school-
Título: dc.titleEducação inclusiva no ensino de ciências: propostas em diálogo com a abordagem CTS-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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