Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Amparo, Flávia Vieira da Silva do | - |
Autor(es): dc.contributor | Viegas, Ana Claudia Coutinho | - |
Autor(es): dc.contributor | Mendes, Marlene Carmelinda Gomes | - |
Autor(es): dc.creator | Campos, Nathally Regina Monteiro Nunes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:22:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:22:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10138 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749050 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho pretende a análise do processo de criação da obra Um sopro de vida de Clarice Lispector, por meio dos documentos de processo que integram o portfólio da obra – manuscritos, datiloscritos e o texto editado. A pesquisa dar-se-á sob a perspectiva dos estudos propostos pela Crítica Textual Moderna, pela Crítica Genética e pela Psicanálise. Investigaremos os movimentos de escritura nas etapas de desenvolvimento da obra a partir dos registros do inconsciente idealizados por Lacan - Real, Simbólico e Imaginário -, aplicando-os ao projeto literário tardio de Clarice Lispector e ao seu processo de criação. Discutiremos os conceitos que apresentarão de forma mais abrangente e detalhada a Crítica Textual, a Crítica Genética e a Psicanálise, os pontos de correlação entre essas linhas de pesquisa e suas aplicações neste trabalho. Utilizaremos denominações e concepções elaboradas por Philippe Willemart para designar psicanaliticamente os processos mentais envolvidos na criação literária e determinaremos pontos de confluência que unem os diversos fólios de Um sopro de vida e que mantém a unidade da obra, estabelecida a partir de um atrator inconsciente que norteará todo o texto. À luz da Crítica Genética, pretende-se alcançar o desenvolvimento da escritura de Clarice por meio dos manuscritos analisados e investigar o papel do autor nesse processo, assim como compreender suas aspirações para essa obra | - |
Descrição: dc.description | The present work intends the analysis of the process of creation of the work A breath of life by Clarice Lispector, through the process documents that integrate the portfolio of the work - manuscripts, typed texts and edited text. The research will be formed from the perspective of the studies proposed by Modern Textual Criticism, Genetic Criticism and Psychoanalysis. We will investigate the writing movements in the stages of development of the work from the records of the unconscious idealized by Lacan - Real, Symbolic and Imaginary -, applying them to the late literary project of Clarice Lispector and her creation process. We will discuss the concepts that will present in a more comprehensive and detailed way the Modern Textual Criticism, Genetic Criticism and Psychoanalysis, the points of correlation between these lines of research and their applications in this work. We will apply denominations and conceptions elaborated by Philippe Willemart to designate psychoanalytically the mental processes involved in literary creation and we will determine points of confluence that unite the many documents of the work and that keeps the unity of the work, established from an unconscious attractor that will guide the whole text. According Genetic Criticism, it is intended to achieve the development of Clarice's writing through the manuscripts analyzed and to investigate the author's role in this process, as well as to understand her aspirations for this work | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crítica textual moderna | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crítica genética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicanálise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inconsciente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de criação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crítica textual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicanálise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inconsciente (Psicologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criação (Arte) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modern textual criticism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Genetic criticism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psychoanalysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Unconscious | - |
Palavras-chave: dc.subject | Process of creation | - |
Título: dc.title | O último movimento puro: uma análise crítico-genética do processo de criação e de autoria de Um sopro de vida de Clarice Lispector | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: