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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Alves, Claudia | - |
Autor(es): dc.creator | Hauer, Licia Maciel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:22:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:22:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11925 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749024 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação tem por objetivo identificar e analisar os efeitos das diversas ações repressivas e controladoras no funcionamento e nas concepções pedagógicas do Colégio Pedro II, no período entre o golpe militar de 1964 e o processo de abertura política, no final da década de 1970. O período sobre o qual nos debruçamos, entre 1964 e 1979, do golpe militar até a abertura política, corresponde a um período obscuro da nossa história, da história da educação e, consequentemente, da história do Colégio Pedro II. No âmbito nacional, este período é considerado o de maior repressão durante os anos de ditadura. No âmbito interno ao Colégio Pedro II, esses quinze anos se destacam como uma fase de medo e apatia, com repercussões administrativas e pedagógicas negativas. O presente trabalho tem como objetivo examinar o Colégio Pedro II durante a ditadura militar, no qual procuramos analisar a relação entre subordinação e resistência da comunidade escolar do CPII diante das imposições da Direção do Colégio e do Ministério da Educação. Para abordar essa problemática, analisamos diversos documentos relacionados a esses acontecimentos e que, de alguma forma, também estavam vinculados ao Colégio Pedro II. Para averiguar tais processos no interior do Colégio Pedro II, trabalhamos com fontes recém descobertas no arquivo da Secretaria de Ensino do Colégio e organizadas pelo Núcleo de Documentação e Memória (NUDOM). Para obter mais informações sobre as questões políticas, recorremos a documentos do extinto DOPS que atualmente fazem parte do acervo permanente do Arquivo Público do Rio de Janeiro (APERJ) e analisamos alguns jornais vinculados aos grêmios estudantis de então. Além do levantamento e da análise das fontes documentais, a pesquisa incorporou entrevistas com os professores, ex-professores, ex-alunos e funcionários técnicos que vivenciaram experiências no Colégio, durante esse período, relacionando suas histórias de vida às informações das documentações e à própria história política do Colégio no período em questão | - |
Descrição: dc.description | 195 f | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Colégio Pedro II | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento estudantil secundarista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ditadura Militar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante; atividade política | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da Educação | - |
Título: dc.title | Colégio Pedro II no período da ditadura militar: subordinação e resistência | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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