Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bayma, Andréa Cristina Pavão | - |
Autor(es): dc.contributor | Requião, Luciana Pires de Sá | - |
Autor(es): dc.contributor | Alves, Maria Aparecida Alves | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Oneide de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:22:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:22:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11497 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749022 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo geral desta pesquisa foi investigar a função do pedagogo na inclusão de alunos com diagnóstico de autismo, através do trabalho desenvolvido na Unidade de Tratamento Diferenciado no município de Angra dos Reis. Além de investigar a função do Pedagogo, buscou-se analisar os conhecimentos e competências do Pedagogo, identificar as intervenções específicas no processo de inclusão, reconhecer a importância do trabalho dentro da UTD e compreender a função social e educativa da instituição. Esta pesquisa é relevante uma vez que o autismo é bastante prevalente entre as necessidades especiais e, apesar de prevista na LDB, a educação inclusiva no Brasil ainda é incipiente. Para investigar tal objeto, lançou-se mão da pesquisa qualitativa, entrevistas, análise documental e bibliográfica. Concluiu-se que: apesar dos resultados apontarem claramente a importância do papel do Pedagogo na instituição, para as famílias, a atuação da Pedagoga é vista como sendo um trabalho invisível. Para a maioria das famílias, o desenvolvimento de seus filhos é resultado do trabalho da UTD como um todo | - |
Descrição: dc.description | The general objective of this research was to investigate a role of the pedagogue in the inclusion of students diagnosed with autism, through the work developed in the Differential Treatment Unit in the city of Angra dos Reis. In addition to investigating a Pedagogue function, we sought to analyze the knowledge and skills of the Pedagogue, identify specific interventions in the inclusion process, recognize an important work within the UTD and a social and educational function of the institution. This research is a very frequent experience with regard to special needs and, despite providing in LDB, inclusive education in Brazil is still incipient. To investigate the object, use qualitative research, interviews, documentary and bibliographic analysis. It was concluded that: although the results point clearly to the importance of the role of pedagogy, for families, a pedagogical activity is seen as an invisible work. For most families, their children's development and work outcome of the UTD as a whole | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Angra dos Reis | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogue | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Título: dc.title | A função do pedagogo na inclusão de alunos com diagnóstico de autismo através do trabalho desenvolvido na unidade de tratamento diferenciado no município de Angra dos Reis: "um trabalho invisível" | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: