Centralidade em malhas aéreas : comparação entre o método das camadas e do autovetor

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMello, João Carlos Soares de-
Autor(es): dc.contributorDel-Vecchio, Renata Raposo-
Autor(es): dc.contributorChaves, Maria Cecília de Carvalho-
Autor(es): dc.creatorNunes, Mariana Vieira Rangel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:22:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:22:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10276-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749015-
Descrição: dc.descriptionO estudo de centralidade em redes tem cada vez mais importância no meio científico. A centralidade objetiva identificar vértices mais significativos nas redes, que podem ter diferentes naturezas reais. Encontrar os pontos mais centrais em uma rede auxilia a tomada de decisões em relação à malha estudada. Esse fato, combinado a um crescimento do transporte aéreo no Brasil, que, cada vez mais, exige rapidez e segurança mesmo com o aumento da complexidade das redes e conexões. Foi utilizado como cenário para estudo de centralidade de malhas de empresas aéreas brasileiras de diferentes portes. Com isso, esta dissertação tem como principal objetivo a apresentação de um método de cálculo de centralidade, chamado de “Centralidade de Camada”. O método proposto, bem como a medida de “Centralidade de Autovetor”, foi aplicado a diferentes representações de malhas aéreas de três empresas brasileiras. Os resultados sugerem os aeroportos hubs das empresas TEAM, NHT e AZUL para os dois métodos de centralidade, em cada representação. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica de referências nacionais e internacionais em medidas de centralidade, importância dos hubs, transporte aéreo e redes complexas. Por fim, ressalta-se que o método proposto consiste em um modelo com aplicação pratica e simples, com resultados eficientes-
Descrição: dc.descriptionThe study of centrality in networks has become increasingly important in scientific studies. The goal of the centrality study is to identify the most significant vertices in the networks, which may have different real natures. Find the most central points in a network supports decisions related to the studied network. This fact, combined with a growth of air transportation in Brazil, which demands quickly and safely even with the increasing complexity of networks and connections, was used as scenario for the study of the centrality of Brazilian airlines networks of different sizes. Thus, this work has as main objective the presentation of a method of calculation of centrality, called "Layer Centrality". The proposed method and the "Eigenvector centrality" were applied to three different representations of airline networks of three Brazilian companies. The results suggest the hubs of TEAM, NHT and AZUL companies for the two methods of centrality in each representation. We performed a literature research of national and international references on measures of centrality, the importance of hubs, air transport and complex networks. Finally, we emphasize that the proposed method consists of a model with practical and simple application, with effective results-
Descrição: dc.description90 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTransporte aéreo-
Palavras-chave: dc.subjectRedes complexas-
Palavras-chave: dc.subjectCentralidade-
Palavras-chave: dc.subjectConectividade-
Palavras-chave: dc.subjectConcentração-
Palavras-chave: dc.subjectAeronáutica comercial-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração de linha aérea-
Palavras-chave: dc.subjectMalha aérea-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise de redes-
Palavras-chave: dc.subjectAir transport-
Palavras-chave: dc.subjectComplex networks-
Palavras-chave: dc.subjectCentrality-
Palavras-chave: dc.subjectConnectivity-
Palavras-chave: dc.subjectConcentration-
Título: dc.titleCentralidade em malhas aéreas : comparação entre o método das camadas e do autovetor-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.