Anatomia de uma crise: em defesa do sublime na contemporaneidade

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Autor(es): dc.contributorCardoso, André Cabral de Almeida-
Autor(es): dc.contributorVieira, Vladimir Menezes-
Autor(es): dc.contributorPereira, Júlio César França-
Autor(es): dc.contributorZanini, Claudio Vescia-
Autor(es): dc.contributorNunes, Rhamon de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorBellas, João Pedro Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:22:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:22:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25568-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749012-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desta tese é abordar a crise do sublime na contemporaneidade. Outrora uma das principais categorias para explicar os fenômenos estéticos, o conceito é visto com desconfiança no âmbito da estética e da filosofia da arte desde finais do século XIX. Ainda que tenha experimentado uma ressurgência nas últimas décadas do século XX, as discussões atuais sobre o sublime parecem orientadas por duas tendências específicas: debate-se, por um lado, a respeito da possibilidade de se formular uma teoria coerente sobre ele; e, por outro, se se trata de um conceito relevante para dar sentido aos fenômenos estéticos de nossa época. Assim, o meu intuito é (i) defender a possibilidade de teorizarmos sobre o sublime e demonstrar que os elementos conceituais que, à primeira vista, poderiam parecer contraditórios são perfeitamente conciliáveis; e (ii) sustentar, amparado por estudos de caso, a sua relevância para a compreensão de diversas manifestações estéticas do mundo contemporâneo.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation addresses the crisis of the sublime in contemporary thought. While it once was a key concept mobilized to explain aesthetic phenomena, the sublime has been seen with suspicion in the fields of aesthetics and philosophy of art since the end of the nineteenth century. Even though it has experienced a revival of sorts at the end of the twentieth century, the contemporary debate on the sublime seems to follow two major tendencies: on the one hand, it is discussed whether it is possible to articulate a coherent theory of the sublime; on the other, it is debated if it is a relevant concept to help us understand the aesthetic phenomena of our times. Thus, I intend to (i) defend the possibility of our theorizing on the sublime and to demonstrate that the aspects which seem contradictory at first sight are perfectly reconcilable; and (ii) to argue for the relevance of the sublime in helping us understand contemporary aesthetic manifestations.-
Descrição: dc.description207 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSublime-
Palavras-chave: dc.subjectEstética-
Palavras-chave: dc.subjectCrise-
Palavras-chave: dc.subjectContemporaneidade-
Palavras-chave: dc.subjectEstética literária-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura Comparada-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura contemporânea-
Palavras-chave: dc.subjectSublime-
Palavras-chave: dc.subjectAesthetics-
Palavras-chave: dc.subjectCrisis-
Palavras-chave: dc.subjectContemporaneity-
Título: dc.titleAnatomia de uma crise: em defesa do sublime na contemporaneidade-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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