Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Dassie, Bruno Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:22:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:22:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6595 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749000 | - |
Descrição: dc.description | http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/197/146 | - |
Descrição: dc.description | Os livros didáticos têm sido utilizados nas pesquisas em História da Educação Matemática, ao menos, nas últimas duas décadas. Observa-se que esses impressos têm sido considerados tanto como fonte quanto como objeto de pesquisa e que as análises elaboradas consideram diferentes pressupostos. Analisar livros didáticos tem sido, portanto, também uma prática por mim realizada. Neste texto, pretendo apresentar alguns trajetos e caminhos percorridos, tentando mostrar os movimentos analíticos, as escolhas e os abandonos que tenho feito. Nos interessa, em particular, mostrar os primeiros percursos que estão sendo trilhados e as interpretações elaboradas – que tomam o livro didático como objeto de pesquisas – sobre a leitura por parte do professor deste material. Iniciamos com uma breve introdução e seguimos com a apresentação de algumas escolhas teórico-metodológicas. Finalizamos com uma síntese de duas pesquisas realizadas associadas a um projeto de pesquisa a análise de livros didáticos e suas relações com o professor. | - |
Descrição: dc.description | Sim | - |
Descrição: dc.description | Textbooks were used in research on the History of Mathematics Education, at least in the last decades. It is observed that they have been both a research project and as subject of analyzes elaborated considering different perspectives and assumptions. Analyzing textbooks has therefore also been a practice I have undertaken. In this text, I intend presentations and paths, trying to show the analytical movements, as choices and the abandonments that I have made. We are particularly interested in showing the first courses being taken and how elaborate interpretations – that take the textbook as an object of research – on a reading by the teacher of this material. We begin with a brief introduction and follow with a presentation of some theoretical-methodological choices. We conclude with a synthesis of two researches carried out in a research project and analysis of textbooks and their relationship with he teacher. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Relação: dc.relation | REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 4, p. 59-74, 2018. | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas de leitura | - |
Título: dc.title | Analisar livros didáticos: trajetos e caminhos percorridos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Artigo de periódicos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: