Analisar livros didáticos: trajetos e caminhos percorridos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorDassie, Bruno Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:22:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:22:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-05-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-05-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6595-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/749000-
Descrição: dc.descriptionhttp://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/197/146-
Descrição: dc.descriptionOs livros didáticos têm sido utilizados nas pesquisas em História da Educação Matemática, ao menos, nas últimas duas décadas. Observa-se que esses impressos têm sido considerados tanto como fonte quanto como objeto de pesquisa e que as análises elaboradas consideram diferentes pressupostos. Analisar livros didáticos tem sido, portanto, também uma prática por mim realizada. Neste texto, pretendo apresentar alguns trajetos e caminhos percorridos, tentando mostrar os movimentos analíticos, as escolhas e os abandonos que tenho feito. Nos interessa, em particular, mostrar os primeiros percursos que estão sendo trilhados e as interpretações elaboradas – que tomam o livro didático como objeto de pesquisas – sobre a leitura por parte do professor deste material. Iniciamos com uma breve introdução e seguimos com a apresentação de algumas escolhas teórico-metodológicas. Finalizamos com uma síntese de duas pesquisas realizadas associadas a um projeto de pesquisa a análise de livros didáticos e suas relações com o professor.-
Descrição: dc.descriptionSim-
Descrição: dc.descriptionTextbooks were used in research on the History of Mathematics Education, at least in the last decades. It is observed that they have been both a research project and as subject of analyzes elaborated considering different perspectives and assumptions. Analyzing textbooks has therefore also been a practice I have undertaken. In this text, I intend presentations and paths, trying to show the analytical movements, as choices and the abandonments that I have made. We are particularly interested in showing the first courses being taken and how elaborate interpretations – that take the textbook as an object of research – on a reading by the teacher of this material. We begin with a brief introduction and follow with a presentation of some theoretical-methodological choices. We conclude with a synthesis of two researches carried out in a research project and analysis of textbooks and their relationship with he teacher.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Relação: dc.relationREVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 4, p. 59-74, 2018.-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas de leitura-
Título: dc.titleAnalisar livros didáticos: trajetos e caminhos percorridos-
Tipo de arquivo: dc.typeArtigo de periódicos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.